MENU

02/04/2023 às 11h05min - Atualizada em 05/04/2023 às 00h01min

Centro de SP recebe o lançamento do livro sobre a Escola de Base nesse domingo, 15h, no Nutrisom

Jornalista e escritor Emílio Coutinho apresenta o caso da EScola Base

SALA DA NOTÍCIA Mauricio Coutinho
www.revistapaulista.com.br
Maurício Coutinho

Filho dos donos da Escola Base lança livro contando sua versão da história no Nutrisom Vegetariano, domingo, dia 2 de abril, as 14:30 h, evento gratuito

Após anos de preparação, por fim a obra de Ricardo Shimada ficou pronta e será lançada no próximo domingo, 2 de abril de 2023, no restaurante Vegetariano Nutrisom (Viaduto Nove de Julho, 160 – Sobre loja). O evento de lançamento será iniciado às 14h30 com um bate-papo entre Emílio Coutinho e Ricardo Shimada, no qual tratarão de todo o processo de produção do livro.

Jornalista e escritor Maurício Coutinho

No ano de 1994 os donos da Escola infantil Base foram acusados injustamente de abusarem sexualmente de crianças que frequentavam o local. O caso logo repercutiu na imprensa nacional, causando grande revolta na população, que resolveu fazer justiça com as próprias mãos saqueando e depredando aquele centro de ensino. Além disso, por terem seus rostos estampados nas capas dos jornais, seus nomes e endereços divulgados nas emissoras de rádio e televisão, os envolvidos no suposto crime tiveram que se esconder diante de inúmeras ameaças de morte que passaram a receber. Alguns meses depois o caso foi arquivado por falta de provas e os donos da Escola Base foram inocentados. Entretanto, o estrago estava feito. Esta história até hoje é recordada nas principais faculdades de comunicação do Brasil como o Caso da Escola Base ou mesmo um dos maiores erros da imprensa brasileira.

Quase trinta anos depois deste caso ter ocorrido, Ricardo Shimada, filho dos proprietários da Escola Base, resolveu deixar as mágoas de lado e abrir o coração para contar, de forma inédita, o que ele e seus pais viveram antes, durante e depois do episódio. O resultado é o livro “Filho da Injustiça”, escrito em parceria com o jornalista Emílio Coutinho (autor do livro “Escola Base – Onde e como estão os protagonistas do maior crime da imprensa brasileira”).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »