MENU

24/03/2024 às 08h55min - Atualizada em 24/03/2024 às 08h55min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições
  

1824

De um lado o Brasil, que buscava o reestabelecimento político e formação da identidade nacional após a declaração formal de independência, em 1822; do outro, a Alemanha, abalada pelas guerras napoleônicas, que embora tivessem chegado ao fim, causaram destruição por todo o país. É nesse contexto que José Bonifácio, principal conselheiro de D. Pedro I, põe em prática o projeto de trazer imigrantes europeus para terras sul-americanas, com a ajuda do agente Georg Anton von Schaeffer. Os detalhes deste processo imigratório que completa 200 anos em 2024 são detalhados pelo historiador gaúcho Rodrigo Trespach na obra “1824”, publicada pela Citadel Grupo Editorial. Por meio de documentos, cartas, ofícios e uma vasta bibliografia, o pesquisador entrelaça a vida de líderes políticos, militares e visionários com a de artesãos, agricultores e camponeses que atravessaram o Oceano Atlântico em busca de novas e melhores condições de vida. Dividido em 22 capítulos, o livro é um mergulho na imigração germânica no Primeiro Reinado – entre o período de 1822 e 1831. Durante nove anos, mais de cinco mil alemães desembarcaram no Faxinal do Courita, porção de terra próxima ao Rio dos Sinos, nos arredores de Porto Alegre. O pequeno povoado instalado no Rio Grande do Sul tornou-se exemplo de sucesso da política de colonização do governo imperial e, por dois séculos, os germânicos adaptaram os costumes europeus à cultura brasileira: hoje, o país soma mais de cinco milhões descendentes de alemães. Curiosidades como o surgimento da igreja protestante no país e a existência de um plano argentino para assassinar D. Pedro I, representado na capa do livro, complementam esta leitura mais que indicada a estudantes, professores e leitores em busca de informação e conhecimento sobre a colonização brasileira. 
 

O Efeito do Riso

Em meio aos desafios da vida contemporânea, encontrar maneiras eficazes de lidar com o estresse e promover a saúde emocional tornou-se uma busca constante. No livro “O Efeito do Riso”, publicado no Brasil pela Editora Latitude, a australiana Ros Ben-Moshe oferece uma abordagem única e transformadora baseada na Psicologia Positiva, Neurociência e Sabedoria do Humor. Mais que uma expressão física, a autora propõe a manifestação da alegria como uma filosofia de vida. Ao apresentar estratégias, técnicas e dicas para o dia a dia, a Embaixadora Global do Riso e coordenadora do primeiro curso livre de Riso, Resiliência e Bem-estar explica que manter atitudes positivas, mesmo diante das adversidades, é o melhor caminho para aqueles que almejam o bem-estar e a leveza no dia a dia. Quando parecia ter sido atropelada por um ônibus após uma cirurgia de 5 horas para a retirada de um câncer no intestino, Ros Ben-Moshe relembra o quão triste e abalada emocionalmente estava. No pós-cirúrgico, a morfina era sua melhor amiga, mas como estudiosa do riso há mais de 20 anos, ela sabia que tudo o que precisava era uma dose de positividade. Com dicas e atividades simples, a australiana conduz o leitor a exercitar o riso diante de uma doença ou adversidade, no relacionamento amoroso, com os filhos e no trabalho. Ben-Moshe destaca ainda os efeitos fisiológicos de uma boa gargalhada, como o combate aos hormônios do estresse e a liberação de dopamina, oxitocina, serotonina e endorfinas – os hormônios da felicidade. De acordo com a autora, praticar “O Efeito do Riso” fará com que as pessoas olhem para si com mais carinho, empatia, gentileza e autopiedade. O autoconhecimento será o melhor aliado daqueles que buscam o bem-estar emocional. Com esta filosofia de vida, Ros Ben-Moshe evidencia que a prática é, comprovadamente, o melhor remédio para combater o estresse diário. O livro tem 280 páginas.
 

Uma Vida com Propósitos: Para que estou na Terra?

"A maior de todas as tragédias não é a morte, mas a falta de propósitos”. É com esta frase que Rick Warren, pastor e autor best-seller, sintetiza “Uma Vida com Propósitos: Para que estou na Terra?”. Nesta obra, o teólogo identifica cinco propósitos fundamentais para uma existência significativa alinhada aos princípios cristãos: adoração; comunhão; discipulado; atos de serviço ao próximo, e missão de disseminar o evangelho. Publicada pela Editora Vida, esta nova edição é estruturada em 42 capítulos que acompanham vídeos de Warren e guias de estudos semanais. Por meio de 432 páginas, o autor incentiva as pessoas a encontrarem seu objetivo existencial e também oferece orientações valiosas, fundamentadas em 1.200 versículos bíblicos, que proporcionam uma jornada reflexiva em direção à compreensão do sentido real de uma trajetória segmentada por Deus. Ao responder questionamentos frequentes como "por que estou aqui?", "qual é minha meta de vida?" ou "o que Deus espera de mim?", o pastor explica que enquanto o cristão tiver pensamentos egocêntricos, afastados dos planos de Deus, não encontrará os próprios objetivos neste mundo. Para mudar o jeito de questionar a existência, Rick Warren apresenta um compilado de insights transformadores que auxiliam no entendimento de como estreitar o relacionamento com o Pai e de qual forma aprofundar a fé e o conhecimento bíblico. “Uma Vida com Propósitos” não apenas responde às perguntas fundamentais, mas também oferece ações concretas para colocar em prática, a fim de conquistar o crescimento pessoal e espiritual. O livro, que possuí mais de 80 milhões de cópias vendidas no mundo, também possui atividades práticas, espaços para anotações e desafios diários que auxiliam cada um a alcançar as metas que o Criador predestinou a cada pessoa. O livro tem 432 páginas.
 

O Trem Tá Feio: Como Me Curei da Depressão

Por trás dos vídeos animados na roça, que arrancam boas risadas dos seguidores nas redes sociais, o criador de conteúdo e humorista mineiro, Gustavo Tubarão, travava uma batalha dolorosa com a própria saúde mental. Diagnosticado com depressão e Síndrome de Borderline, ele encontrou na criação de vídeos um refúgio para não desistir da própria vida e enfrentar as crises de ansiedade e ataques de pânico. Com objetivo de auxiliar mais pessoas a identificarem e buscarem ajuda profissional para tratar a depressão e outros problemas psicológicos, o influencer lança o livro “O Trem Tá Feio: Como Me Curei da Depressão”. Com uma escrita sincera e bem-humorada, Gustavo Tubarão compartilha as próprias experiências para alertar os leitores de que a saúde mental requer cuidado e atenção, antes que seja tarde demais. Para que cada um tenha o controle da própria vida e saiba que ansiedade e depressão não podem pará-lo, o humorista divide, nesta obra publicada pela Citadel Grupo Editorial, insights inspiradores com o leitor. São dicas de como identificar o que o motiva para seguir em frente; a não fugir das responsabilidades; de qual forma desenvolver a perseverança a fim de enfrentar o medo e emoções conflitantes e, até mesmo, saber dizer “não” para impor limites necessários. Para além de relatos pessoais e dicas de como dar um passo de cada vez, dia após dia, Tubarão compartilha frases acolhedoras, salmos bíblicos e incentiva que as pessoas busquem por ajuda psicológica. Afinal, mesmo cercado por sentimentos negativos, o autor nunca desistiu: seu propósito é auxiliar o maior número possível de brasileiros que enfrentam a mesma doença a persistirem também, mesmo diante de momentos sombrios. O livro tem 144 páginas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »