MENU

17/02/2023 às 18h47min - Atualizada em 17/02/2023 às 18h47min

Ô abre alas...

Na passarela, o Bloco “Confraria do Olimpão”!

Raimundo Primeiro
Foto: João Maurício Martins
 
Após a ‘pausa’ provocada pela pandemia de covid-19, os brincantes do Bloco “Confraria do Olimpão” voltam à cena neste sábado, 18 de fevereiro, animando o Carnaval de Imperatriz, principalmente no Bar do Olímpio, localizado ali, na rua Frei Manoel Procópio, Cidade Velha, mais conhecida por Beira-Rio, onde tudo começou, com os amigos se reunindo, aos poucos, durante os finais de semana.

Sábado passado, foi o ‘esquenta’, com o lançamento do Bloco “Confraria do Olimpão”, quando integrantes e convidados, no maior clima de harmonia, abriram oficialmente o período de Momo, no Bar do Olímpio. Foi um dia de confraternização, de pura e contagiante alegria, ou seja, um marco, ratificando o espírito de companheirismo predominante entre os integrantes da ‘Turma da Paz’.

A “Confraria do Olimpão” é formada por profissionais que atuam em diversas áreas, pessoas do bem e, que, obviamente, torcem por melhores dias para a cidade e a nossa gente. De doutor a político, de gente simples... tem de tudo. Desde que tenha referência – e procedência. 

Amigos que somam, que se divertem, durante os finais de semana, durante os momentos dos encontros, tradicionalmente, ocorridos nas tardes de sábados, iniciando logo cedo, tendo em vista o dia reunir maior número de componentes, ultimamente, sob a animação da Banda ‘Bagaceira’, tocando os melhores ritmos da Música Popular Brasileira.

Com anos de existência, a “Confraria do Olimpão” faz lembrar a baobá, árvore milenar e lendária, de tronco gigantesco e ereto, nativa de regiões tropicais da África, que pode durar até 2 mil anos, sendo, portanto, uma das mais antigas e maiores do mundo. Forte, vai atravessando os séculos. Em alguns países, a baobá é considerada sagrada. Sua flor só floresce a cada cinquenta anos, tornando-a ainda mais admirável.

A exemplo da baobá, anualmente, a “Confraria do Olimpão” se renova e, sobretudo, se fortalece, ante a determinação de seus componentes, notadamente daqueles que lá estão, há décadas; alguns, inclusive, desde o início.

 O saudoso Roberto Gelobom foi o autor da logomarca (brasão), estampada, hoje, nas camisas dos confrades. Uma assembleia, uma junção de amigos, que discute sobre os mais distintos temas relacionados ao nosso dia a dia, sobretudo a política, analisando a conjuntura do momento, além de perspectivas vislumbradas. O futebol também entra, vez por outra, no bate-papo salutar.

O “seu” Olímpio, o “Olimpão”, era mesmo um guerreiro, perpassou por diversas atividades para sustentar a família, coisa de brasileiro nordestino, que não mede esforços para manter a sua casa, suando todos os dias. Seus 13 filhos têm orgulho da labuta traçada e da trajetória percorrida pelo, outrora pescador e banhador das águas do Tocantins, rio que margeia a residência deles, hoje sob os cuidados da Otília e do Mauro, localizada na rua 15 de novembro, nº 462.

Os componentes da “Confraria do Olimpão” não brincam em serviço. O Nelson, correu aqui, vai acolá, auxiliado pelo Mauro, atual ‘comandante’ do bar, caprichando, atendendo bem, os companheiros e convidados. Os detalhes são, por eles, caprichados!

Por meio da experiência adquirida ao longo dos anos por “seu” Olímpio, a Confraria nasceu, deu os primeiros passos, foi crescendo e, assim, ganhando forças, levando em consideração a máxima: “A felicidade é uma conquista lenta, mas contínua e progressiva como o crescimento de uma árvore”. 

Nosso timoneiro, “Olimpão”, soube bem conduzir a ‘nau’, nos levando sempre para ‘águas calmas’, ou seja, para os caminhos que conduzem ao companheirismo, a harmonia, enfim, a união, que culminou com a longevidade da Confraria e, que, certamente, nos manterão firmes. A “Confraria do Olimpão” romperá anos, tal qual a Fênix, sempre se renovando, alçando grandes voos!

Na confraternização de logo mais, deste sábado de Carnaval, comeremos, beberemos, conversaremos, ouviremos boas músicas, mas, principalmente, ratificaremos a nossa união, diletos confrades. 

A ideia é não perder tempo, pois os dias voltam, mas os minutos são outros. Que estejamos, após dois anos sem a brincadeira de Carnaval, na maior folia, aproveitando o Reinado de Momo, hoje. Na maior paz e união!

Parafraseando o filósofo Sócrates: “a amizade ocupa um lugar fundamental em nossas vias. Ela é tão importante como a necessidade do ser humano de se alimentar e descansar por exemplo. A amizade perfeita apenas pode existir entre os bons”.

E, na “Confraria do Olimpão”, só tem gente do bem!...

Voltaremos, a uma época mágica: a de crianças, quando brincávamos, com familiares e/ou colegas.

Que venham Pierrô, Arlequim e Colombina, pois, logo mais, estaremos na brincadeira, lá na Confraria, animando o Bloco “Confraria do Olimpão”!

Um feliz Carnaval para todos os confrades da “Confraria do Olimpão”!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »