MENU

14/02/2023 às 10h37min - Atualizada em 15/02/2023 às 00h01min

Revista Científica da Newton Paiva sobe na classificação e se torna Qualis A4, uma das maiores categorias entre os científicos

A classificação “A” é dividida em 4 níveis, sendo formada por periódicos de excelência

SALA DA NOTÍCIA Regina Jorge
divulgação
Newton Paiva
A Newton Paiva, referência de ensino em Minas Gerais, ganha mais um destaque. A Revista Eletrônica de Direito da instituição foi reclassificada no novo Qualis, da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na área do Direito. Dessa forma, passa a ser um periódico científico A4. Essa categoria é formada por um grupo bastante seleto, colocando assim o centro universitário cada vez mais em evidência.

A publicação é feita de forma quadrimestral, sendo um relevante mecanismo de difusão da pesquisa científica, da análise crítica do Direito e do fomento à produção intelectual na área jurídica. Assim, tem uma perspectiva interdisciplinar de estudo. O editor é o Professor Doutor Michael César Silva, juntamente com a jornalista e bibliotecária Ariana Batista.

O objetivo do periódico é divulgar os trabalhos científicos produzidos pela comunidade acadêmica, seja no âmbito da pesquisa ou extensão. Além disso, visa estabelecer intercâmbio com outras instituições de ensino nacionais ou internacionais. “Com isso, visamos a formação de uma rede de informações que possibilite uma maior reflexão e aprofundamento de temáticas e aproximação entre a produção do conhecimento técnico-jurídico e a realidade social”, conta o professor Michael César.

A equipe também tem um Conselho Editorial e um Conselho de Pareceristas, ambos formados por professor e profissionais conhecidos na área jurídica, tanto nacional quanto internacionalmente. Além disso, a linha editorial da Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva possui o tema Estado Democrático de Direito e Solução de Conflitos. Assim, atua no fluxo contínuo para recebimento de trabalhos científicos da comunidade acadêmica, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa.

O que é o Qualis Periódicos?

Criado em 1988 pela CAPES, trata-se de um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. Tornou-se um instrumento fundamental para a qualidade da produção intelectual. Possui 8 classificações, dividas em 4 níveis cada uma, sendo o extrato Qualis “A” o maior que pode ser recebido por uma publicação.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »