MENU

02/02/2023 às 17h57min - Atualizada em 05/02/2023 às 00h00min

Sistema de Excelência da Raízen utiliza plataforma da AVEVA para padronizar processos e reduzir custos

PI System já está instalado em 30 parques de bioenergia em operação da empresa, que mantém um sistema de melhoria contínua para otimizar operações

SALA DA NOTÍCIA GPCOM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
www.aveva.com/br
Reprodução: Raízen

A Raízen, empresa integrada de energia e maior produtora de etanol de cana-de-açúcar no mundo, acaba de consolidar uma parceria para integração de dados da indústria com a AVEVA, consultoria britânica de tecnologia da informação. Por meio do PI System, a companhia está padronizando a captação e análise das informações de 30 parques de bioenergia. Tecnologia utilizada no gerenciamento e controle de eventuais danos, a solução contribui com os objetivos do programa SER+ (Sistema de Excelência Raízen), movimento que busca integrar seus 40 mil funcionários em uma só cultura de melhoria contínua. 

O sistema, implementado como fonte integradora de todos os dados produzidos pelos ativos de cada departamento da Raízen, está presente em processos como: SAP, análise de produção dos laboratórios, Data Warehouse e Power BI. Atualmente, cinco consultores da AVEVA realizam o gerenciamento da plataforma na companhia. A empresa ainda mantém cursos de capacitação para qualquer funcionário que deseja utilizar as ferramentas do sistema, como o Datalink e o PI Vision, aplicativo que permite recuperar, monitorar e analisar informações de engenharia de processo de forma mais simplificada. 

“Devido à quantidade de parques de bioenergia da Raízen, precisávamos de um sistema padronizado e que agregasse ainda mais eficiência aos nossos processos. Por isso, escolhemos o PI System”, conta Mirian Nori, gerente de Performance e Excelência Operacional da Raízen, ao destacar que a tecnologia já está presente em todos os bioparques em operação. “Nossa parceria é a quatro mãos. Com isso, temos ainda um programa de incentivo para utilização do PI System e suas ferramentas, chamado PI Day - Programa Incentivar, premiando os funcionários que conseguirem apresentar soluções inovadoras utilizando a plataforma da AVEVA”, completa Mirian. 

Uma das aplicações desenvolvidas pela Raízen foi automatizar a medição manual diária do Rendimento Industrial Total (RIT), principal indicador de eficiência dos processos de produção da empresa, que contabiliza desde a entrada da cana-de-açúcar até sua transformação em bioenergia, etanol ou açúcar. Antes da implementação do PI System, a medição era diária e realizada manualmente. O procedimento exigia deslocamento das equipes e levava cerca de 40 minutos. Posteriormente, as informações colhidas eram adicionadas no SAP, o que exigia outros 25 minutos. O PI System proporcionou uma otimização de 87% no tempo de coleta de dados para o RIT, e de 88% no carregamento das informações no SAP. 

“Com a implementação do PI System, automatizamos a captura de dados. A plataforma da AVEVA envia automaticamente as informações para o SAP, eliminando o trabalho manual de inserção de dados”, explica Juliano Oliveira, diretor Industrial da Raízen. 

Outra solução desenvolvida pela Raízen, a partir do programa de incentivo do uso do PI System, está contribuindo com uma importante economia de insumos durante a dosagem de antibiótico do processo fermentativo. A planta da companhia em Rafard, localizada em Capivari (SP), por exemplo, tinha desafios na operação de dosagem sequencial do antibiótico necessário para controlar o número de bactérias e, consequentemente, do ácido lático produzido. Essa medição era realizada por um número reduzido de profissionais, que nem sempre estavam imediatamente acessíveis.

“A equipe da planta utilizou os recursos do PI System para criar uma tela dinâmica, calculando a dosagem de antibiótico de cada fermentação em tempo real. Essa solução deu maior autonomia para o time e contribui com a melhor tomada de decisão, bem como possibilitou reduzir o custo de utilização do insumo do Parque de Bioenergia Rafard em 44%”, finaliza Oliveira.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »