MENU

08/11/2022 às 19h14min - Atualizada em 08/11/2022 às 19h14min

Iniciada a XVII Semana de Teatro do Maranhão

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Foto: Divulgação
 
Com o tema Intersecções e Expansão, a XVII Semana de Teatro no Maranhão, que já está na sua 17ª edição promovendo teatro para a comunidade maranhense iniciou nesta segunda-feira (7), com a sua programação 100% presencial. O evento possui uma programação repleta de espetáculos, oficinas, mostras, contação de histórias, debates e rodadas de negócios, ocupando palcos, praças, escolas entre outros espaços públicos e sedes de grupos independentes para estreitar os laços entre a cultura e a educação. Além do Teatro Arthur Azevedo, o evento acontece também em espaços públicos e sedes de públicos independentes.  

A Semana do Teatro conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem o intuito de trazer à tona a pluralidade de artistas e grupos teatrais que impulsionarão a temática desta edição. Uma das novidades deste ano é a Mostra Luiz Pazzini que, consoante com a temática da edição, contará com mediação teatral com o público escolar, usando estratégias artístico-pedagógicas para envolver professores, alunos e artistas.  

Todas os acontecimentos do evento têm por objetivo propor atividades que auxiliem no desenvolvimento profissional e artístico dos participantes, gerar debates e iniciativas que visem incluir a escola e a classe artística, além de viabilizar o acesso à comunidade oferecendo ingressos 100% gratuitos para a totalidade da programação.  

O Executivo de Comunicação da Equatorial Maranhão, Carlos Hubert Cardeal, afirma a importância de incentivar um evento da qualidade e potência que é a STM. “Para nós da Equatorial Maranhão é de grande importância patrocinar e participar da semana de teatro como incentivadores da cultura. É um momento muito rico e de valorização dos nossos atores e do teatro. Dar acesso para que as pessoas possam acompanhar grandes produções do teatro nacional, mas também fomentar o teatro local.  Democratizar cada vez mais o acesso à arte e cultura é parte do nosso DNA.” destacou Carlos Hubert.  

A partir da necessidade de ampliar as fronteiras entre o saber e a prática teatral, a Semana de Teatro no Maranhão convida todas as pessoas a refletir sobre a difusão das produções artísticas no cenário local e nacional, vislumbrando as potências do pensar/fazer teatro como ferramentas educacionais. A secretária da produtora do evento Gestus Produções Culturais, Mariana Madeira, enfatiza a relevância do acontecimento de um espetáculo como esse. “A realização da Semana do Teatro no Maranhão só é possível graças ao patrocínio da Equatorial Energia, que permite a disseminação deste evento, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para a população que tem pouco ou nenhum acesso à linguagem teatral, especialmente para a formação de novos espectadores, despertando entre o público escolar um olhar mais sensível às produções culturais emergentes no cenário maranhense e nacional”, ressalta Mariana.   
 
Sobre a Semana de Teatro no Maranhão  
A Semana do Teatro no Maranhão integra o calendário cultural oficial do Estado desde 2006, mobilizando artistas, companhias, pesquisadores e escolas nacionais, com o intuito de incentivar a criação, fruição e circulação de suas produções cênicas. Até o momento já contabilizou mais de 600 apresentações ao longo de suas edições.  

Buscando alcançar toda a comunidade, nesta edição o evento tem como um de seus principais objetivos, propor aos artistas envolvidos, discussões e elaborações de propostas pedagógicas a partir de seus próprios materiais criativos. Além de incentivar a criação de novas produções dentro do Maranhão, buscará dialogar com as produções teatrais já existentes e como elas podem contribuir para as discussões que permeiam nosso panorama social, artístico e educacional. Consumir, fazer e discutir o teatro amplia a percepção da construção social pautada em valores solidários e sensíveis, e propicia o desenvolvimento artístico e percepções que dão sentido à experiência humana.  

Por conseguinte, o projeto vem contribuindo ao longo das edições com a geração de renda no que se refere à cadeia criativa das Artes Cênicas, bem como a de outros setores adjacentes, como exemplo, setor hoteleiro, turístico, alimentício, entre outros. Propõe-se nesta edição, incentivar os artistas a ampliarem os olhares diante de suas obras, instigando-os a potencializá-las a partir de uma ótica criativo-pedagógica. Assim, a XVII Semana do Teatro no Maranhão propõe as intersecções entre os processos criativos, suas pedagogias e subjetividades.   

Programação da XVII Semana de Teatro no Maranhão   
Toda a programação do evento é gratuita e para assistir aos espetáculos, o público poderá fazer a retirada dos ingressos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo duas horas antes do início das apresentações. A Semana do Teatro no Maranhão seguirá com atividades durante toda a semana até o dia 13 de novembro. Para conferir a programação completa acesse o perfil do Instagram @semanadoteatro.ma. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »