MENU

06/10/2022 às 22h38min - Atualizada em 06/10/2022 às 22h38min

Polícia Federal faz operação contra derrame de santinhos nas ruas de Araguaína

No decorrer das investigações, com análise de câmeras de segurança e dispositivos de vigilância pela Polícia Federal, dentre outras diligências, foi possível identificar veículos vinculados a uma candidata a deputada federal

Assessoria
Operação Voo da Madrugada: Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão - Foto: Reprodução
 
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (06/10), no Tocantins, a ‘Operação Voo da Madrugada’ que tem como objetivo investigar crimes de boca de urna e poluição ambiental ocorridos no último domingo (02), durante o pleito eleitoral de 2022.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em Araguaína, expedidos pela 1ª Zona Eleitoral de Araguaína. No dia das eleições foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral e Polícia Militar a notícia de que ‘santinhos’ haviam sido lançados indevidamente nas principais vias públicas da cidade, causando verdadeira poluição ambiental, bem como, propaganda eleitoral irregular.

No decorrer das investigações, com análise de câmeras de segurança e dispositivos de vigilância pela Polícia Federal, dentre outras diligências, foi possível identificar veículos vinculados a uma candidata a deputada federal realizando um verdadeiro derrame de ‘santinhos’ nas principais vias públicas da cidade.

Conforme a PF, em pleitos de anos anteriores, uma idosa chegou a falecer e outras se lesionaram em decorrência deste tipo de conduta.

O derrame de santinhos em via pública, durante as eleições, além de caracterizar o crime de boca de urna também pode se adequar ao tipo penal de poluição ambiental.

Os investigados poderão responder pelos crimes de boca de urna, poluição ambiental e associação criminosa, cujas penas somam até 8 anos de prisão.

O nome da operação faz alusão a conduta popularmente conhecida por “voo da madrugada” que consiste em lançar “santinhos” no dia das eleições.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »