MENU

29/04/2022 às 18h49min - Atualizada em 29/04/2022 às 18h49min

IEMA Pleno Amarante do Maranhão realiza 1ª Mostra de Avicultura

Da Redação
SECOM/MA
Estudantes do IEMA apresentaram informações sobre o setor de avicultura na região - Foto: Divulgação
 
Amarante do Maranhão - O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno de Amarante do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (28), na Praça da Cultura municipal, a 1ª Mostra de Avicultura “Desmitificando Saberes”, que teve por objetivo levar informação científica à população sobre a área de Avicultura de corte e postura. 

O setor de avicultura no Brasil é um dos mais desenvolvidos, seja na área de melhoramento genético, nutrição ou sanidade. A cidade de Amarante do Maranhão tem grande potencial para o setor avícola. Dessa forma, o evento torna-se extremamente relevante no sentido de informar e esclarecer várias dúvidas a respeito da produção de aves na região e fortalecer laços para o surgimento de produtores, criando mercado para os futuros técnicos do IEMA e interessados na área.

Shirlenne Ferreira, professora do IEMA, explica que a base técnica tem como premissa trabalhar três áreas que são fundamentais para a divulgação e fortalecimento da ciência: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os alunos do 2º ano dos cursos Técnicos em Administração, Agricultura, Agropecuária e Zootecnia colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio de estudos, aulas práticas e treinamento.
 
“O contato com o público externo é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento interpessoal dos acadêmicos. Ao sair do IEMA, o técnico trabalha diretamente com diferentes tipos de pessoas e o evento proporcionou esse contato inicial, estimulando a fala e a capacidade de disseminar as informações adquiridas na sua formação”, destacou Shirlenne Ferreira.

Danilo Silva, aluno do 2º ano do curso Técnico em Zootecnia, relata que está animado por fazer parte do projeto, para falar sobre a avicultura de corte e postura, pois acredita que vai aprender bastante e colaborar com a sociedade. “Foi uma forma de treinamento para lidar com situações de campo, pois assim já saberei como me portar nessas situações e conquistarei experiência para lidar com o assunto. Adquiri conhecimento sobre doenças na área avícola e agora posso contribuir com o próximo”, disse.

Na programação da 1ª Mostra de Avicultura, além de música ao vivo e distribuição de panfletos, foi realizada uma exposição, em cinco estandes, relacionada à avicultura sobre os seguintes temas: hormônio em frangos de corte; diferença nos tamanhos e peso de ovos; tipos de aves e rações; tamanho e preço de ovos; e cuidados com pintinhos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »