MENU

06/07/2022 às 18h34min - Atualizada em 06/07/2022 às 18h34min

Amarante recebe Aula Magna do programa de formação docente Caminhos do Sertão

Fio: O município foi o segundo a receber Jornada Integrativa

Maria Almeida
ASCOM/UEMASUL
Ministrada pela vice-reitora, Lilian Castelo Branco a aula magna teve o tema “A interiorização da educação superior como instrumento de transformações na região Tocantina do Maranhão - Foto: Divulgação
  
A primeira aula do programa de formação docente Caminhos do Sertão na unidade avançada de Amarante aconteceu no último final de semana, dias 01 e 02 de julho, com participação de centenas de alunos dos cinco cursos do programa, que lotaram o pátio do Centro de Ensino Vicente Sales. A cerimônia de abertura ocorreu na noite da sexta-feira (01), com a presença da gestão superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), da coordenadora do programa, professora Diana Barreto, do prefeito do município, Vanderly Miranda, secretários municipais de educação e lideranças políticas da região.

A aula magna que faz parte de uma jornada integrativa, teve o tema “A interiorização da educação superior como instrumento de transformações na região Tocantina do Maranhão” e foi ministrada pela vice-reitora, professora Lilian Castelo Branco, que na ocasião representou a reitora Luciléa Ferreira Lopes na solenidade de abertura. No sábado (02), a equipe de coordenação do Caminhos do Sertão realizou atividades durante todo o dia com explanação geral de cada curso e apresentação do plano pedagógico para as turmas.

Com tema voltado ao gargalo histórico do Maranhão, que é a oferta de educação em vários níveis, na formação de professor, os índices apresentados na aula magna fizeram um paralelo entre os dados do Censo no Brasil, considerando o contexto histórico da região Tocatina, que é marcada por baixos indicadores socioeconômicos, e de qualificação e recursos humanos.

Diana Barreto destacou que ter uma extensão da UEMASUL nas unidades avançadas, a exemplo de Amarante, representa uma oportunidade de os municípios alavancarem seus indicadores educacionais e chamou a atenção dos estudantes para a necessidade de persistência e dedicação ao longo da caminhada acadêmica.  “Vamos percorrer por quatro anos e meio esta trilha. Não será fácil, entretanto, será de grande importância não só na vida de cada um de vocês, doravante alunos da UEMASUL, mas também na vida dos familiares de vocês e na vida do município”, pontuou.

A coordenadora acrescentou ainda que o início das aulas inaugurais, assim como a execução do calendário letivo é resultado dos esforços da universidade, da equipe do Caminhos do Sertão e dos municípios. “Muito trabalho que realizamos em um curto espaço de tempo para que hoje pudéssemos estar aqui juntos, nesse momento tão importante para a UEMASUL e para o município de Amarante”, afirmou.

A vice-reitora e a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany reiteraram que a UEMASUL é uma universidade construída a muitas mãos, por meio de parcerias e que sua missão é oportunizar o Ensino Superior nos municípios sob a jurisdição de Imperatriz e mais 22 municípios.

“Com a UEMASUL ganhamos autonomia e a possibilidade de crescer, chegando a lugares que até então não conseguíamos chegar. E a proposta deste programa, que é fruto da nossa autonomia, é trazer educação gratuita e de qualidade com oportunidades para que as pessoas cresçam e se desenvolvam numa perspectiva pessoal e profissional”, disse a pró-reitora. “Estar aqui, vivenciando a realidade deste programa é momento de festa e comemoração porque é uma conquista de muitas mãos e de muitas pessoas comprometida com o outro, com uma sociedade digna”, complementou Lilian.

A presença da UEMASUL nestas cidades contribui para diminuir as distâncias sociais e geográficas, bem como universalizar e democratizar o acesso ao ensino superior público, atendendo à política de expansão da educação superior do Governo do Estado. Estas são as primeiras turmas do Programa e foram selecionadas por meio de vestibular que aconteceu em 1º de maio de 2022. O início das aulas nas quatro Unidades Avançadas está previsto para 18 de julho.

 

Caminhos do Sertão

O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão é uma iniciativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e acontece em parceria com as prefeituras municipais das quatro cidades onde o programa está implantado (Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios), escolhidas estrategicamente para atender as regionais com oportunidades de acesso ao ensino superior.

São beneficiados egressos do ensino médio e professores em exercício nas escolas públicas e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica, impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade. Nesta etapa foram ofertadas 800 vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática.

A área de abrangência do Programa inclui, ao todo, 22 municípios da Região Tocantina. Além das cidades-polo, compõem as unidades avançadas as cidades de Buritirana, Sítio Novo, João Lisboa, Montes Altos, Senador La Roque, Açailândia, Estreito, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Cidelândia, São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »