MENU

06/04/2022 às 22h03min - Atualizada em 06/04/2022 às 22h03min

Araguainenses podem participar de pesquisa de opinião sobre turismo local

Respostas vão ajudar na elaboração do plano de ação do Inventário do Turismo de Araguaína, realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae

Marcelo Martina
AscomAraguaúna
O formulário on-line está disponível até esta sexta-feira, 8, e pode ser respondido por qualquer morador - Foto: AscomAraguaína/Marcos Sandes
 
O plano de ação do Inventário do Turismo de Araguaína está em elaboração e os moradores podem participar de uma pesquisa on-line de opinião para ajudar no diagnóstico. O levantamento é uma realização da Prefeitura, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), empresa especializada que foi contratada pelo Município.

A pesquisa realizada pela internet tem cinco perguntas objetivas e 11 discursivas, não é identificada e pode ser respondida por qualquer morador. O objetivo é saber a opinião sobre o potencial turístico e tendências, como também os problemas que o morador acredita prejudicar o avanço do setor na região.

São perguntas para saber os pontos positivos e negativos, e quais medidas devem ser tomadas. Também buscar a percepção dos moradores sobre a origem dos visitantes no município e quais motivos os atraem. Além de apontar o nível de conhecimento do morador sobre os pontos turísticos de Araguaína.

Mapeamento
O inventário mapeou os principais pontos e estruturas do setor turístico em Araguaína, como hotéis, espaços de alimentação e de lazer. Ele será usado para estimular a economia regional, que no raio de 250 km tem mais de 2,5 milhões de habitantes e para manter e melhorar a estadia dos turistas na cidade.

A versão digital do documento está em fase de finalização do layout e estará disponível para a população neste mês.

Turismo em alta
Desde 2013, a Prefeitura investiu mais de R$ 130 milhões no desenvolvimento do turismo com várias obras já executadas, em realização ou em planejamento.
 
Dentre as concluídas estão a Via Lago, o Eco Parque Cimba, a revitalização do monumento do Cristo Redentor, reforma da Praça das Nações e a reconstrução e ampliação do Terminal Rodoviário. A Prefeitura também trabalha eventos culturais, como São João do Cerrado, Torneiro de Pesca do Garimpinho e a Via Sacra, e apoia na realização da Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína) e da maior cavalgada do Mundo.

Já as obras entre em realização estão a modernização do Aeroporto Regional de Araguaína, a construção dos centros de Canoagem e de Convenções, repovoamento do Lago Azul com peixes de espécies extintas na região e a reconstrução do Espaço Cultural.

Em planejamento estão outros quatro parques urbanos e de conservação que serão construídos nos próximos anos, Raizal, São Miguel, Baixa Funda e Nascentes do Neblina.  Há programado também uma revitalização da Bacia do Rio Lontra que melhorará o tráfego de embarcações na região do Lago Azul.

O formulário da pesquisa on-line está disponível até sexta-feira, 8, pelo link: https://forms.gle/2RNvZ4nEgtpEwbx69

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »