MENU

06/09/2021 às 19h48min - Atualizada em 06/09/2021 às 19h48min

Emoção na abertura do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Evento acontece até domingo; entrada da imagem da Virgem de Nazaré, com manto confeccionado em Belém do Pará, precedida da chegada de anjinhos, na Igreja Nossa Senhora de Santa Ana, arranca aplausos do público

Raimundo Primeiro
Padre Luzimar Moura da Luz e o frei capuchinho Willame Quadros - Fotos: Divulgação
 
Oficialmente aberto na noite de domingo, 5, o evento continua nesta terça-feira com oração do Santo Terço, às 19h, e missa, a partir das 19h30, a ser celebrada pelo padre Eliezer César, pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima, de Imperatriz.

No domingo, após a abertura, presidida pelo padre Luzimar Moura da Luz, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Santa Ana, padroeira de Montes Altos, a mãe de Maria, o frei capuchinho Willame Quadros, da Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Rua Luís Domingues, Centro de Imperatriz, celebrou missa, realizando uma emocionante homilia.

A Igreja Nossa Senhora de Santa Ana recebeu significado número de fiéis, devotos procedentes de municípios próximos, entre os quais Estreito, Porto Franco e Imperatriz

“Foi emocionante vivenciar o povo de Deus de Montes Altos”, disse Maurício Martins, integrante da Diretoria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos, acrescentando que a entronização da imagem da Virgem de Nazaré, revestida com seu “lindo manto, durante a Santa Missa, celebrada pelo frei Willame e o padre Luzimar”.

Durante a missa, o padre Luzimar destacou tratar-se de um evento familiar. Segundo ele, a filha “indo ao encontro da mãe”.

Após a comunhão, Maurício Martins fez uma síntese sobre como foi o processo de confecção do manto de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos. O público, atencioso, acompanhou a leitura do texto. 

Sobre o Manto

O manto de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos foi confeccionado pela equipe do estilista e costureiro Antônio José Araújo de Souza, em Belém (PA).

O manto foi bordado em cetim italiano, apresenta emblemas e aspectos da tradição católica, apostólica e romana, mediante a utilização de símbolos retratados em aplicações de bordados em linhas metálicas e predarias.

No barrado que contorna o manto, foi aplicada a corda dos promesseiros, ícone que remete ao agradecimento por graças alcançadas, bordada em filigrama e vidrilhos.

O manto é contornado por uma Guirlanda de Lírios. Na simbologia ocidental, significa pureza e perfeição, representando, desta forma, a paz, a inocência e a divindade. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »