MENU

03/06/2021 às 00h00min - Atualizada em 03/06/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

Camarão com Alho. De modo simples, você pode preparar um camarão delicioso.

Ingredientes: 1,200 quilos de camarão médio; 1/2 xícara (chá) de óleo; 10 dentes de alho; sal a gosto. Preparo: Lave os camarões com casca, retirando-lhe a cabeça. Descasque os dentes de alho, cortando-os ao meio e frite-os no óleo, bem passado. Reserve aquecido. Em outra panela, coloque os camarões, polvilhe com sal e tampe. Refogue os camarões em seu próprio suco que vai se formando na panela até ficarem dourados. Transfira os camarões para uma travessa aquecida, regue-os com o óleo e os alhos fritos. Sirva a seguir. Variação: se preferir, retire a casca do camarão.
 

Bolo de Maçã. Com gosto de “casa de Avó”, o Bolo de Maçã vai bem no lanche da tarde!

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de açúcar; 3 ovos; 1 xícara (chá) de óleo; 2 maçãs; 1 colher (chá) de canela em pó; 1 colher (sopa) de fermento em pó. Cobertura: 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e 1 colher (chá) de canela em pó. Preparo: Descasque as maçãs e reserve as cascas. Pique a maçã em cubinhos. Reserve. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento, a canela em pó. Junte a maçã picada e misture bem até que os pedaços de maçã fiquem bem envolvidos pelos ingredientes secos. No liquidificador, bata o óleo, os ovos e as cascas de maçã. Junte a mistura batida aos ingredientes secos. Misture até obter massa espessa. Coloque a massa em assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido (180º) durante aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito. Retire do forno, polvilhe com o açúcar e canela. Sirva morno.
 

Anel de Couve-Flor

Ingredientes: 1 couve-flor média cozida; sal e pimenta-do-reino a gosto; 4 ovos separados; 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida. Preparo: Escorra a couve-flor e passe por peneira ou liquidificador. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione as gemas bem batidas e a manteiga. Junte as claras em neve firme. Coloque a massa numa fôrma de buraco no centro untada até 2/3 de sua capacidade. Asse em banho-maria até que fique firme (aproximadamente meia hora). Desenforme e sirva acompanhado de ervilhas.
 

Sobremesa Deliciosa

Ingredientes: 6 maçãs grandes, descascadas, sem sementes e cortadas em fatias; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 1/2 colher (chá) de canela em pó; meia xícara (chá) de farinha de trigo; 1/4 xícara (chá) de suco de laranja; 1/4 xícara (chá) de manteiga ou margarina; meia xícara (chá) de coco ralado. Preparo: Coloque as fatias de maçã numa fôrma redonda (20 cm de diâmetro) untada. Misture meia xícara de açúcar com a canela e duas colheres (sopa) de farinha de trigo. Salpique sobre as maçãs. Despeje o suco de laranja por cima. Para a cobertura, misture meia xícara de açúcar, a manteiga ou margarina e meia xícara de farinha de trigo. Misture até obter uma mistura de consistência granulada. Junte o coco ralado. Espalhe sobre as maçãs. Cubra com papel alumínio. Asse em forno durante 20 minutos. Retire o papel alumínio e asse mais 15 minutos.
 

Dicas para uma boa macarronada

O macarrão é tradicional na mesa brasileira. Algumas famílias mantêm a tradição de que o macarrão é a comida do domingo, quando se  celebra o dia do descanso degustando um almoço diferente dos demais dias da semana.

Veja algumas dicas interessantes:
- Use a água nesta proporção: 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão.
- Use sal grosso: um punhado para cada litro de água.
- Prefira o sal marinho. Você encontra nas casas de produtos naturais.
- Acrescente o sal somente quando a água estiver fervendo, e aguarde até que a água volte a ferver e o sal seja completamente dissolvido, antes de colocar o macarrão.
- Mergulhe o macarrão (fresco ou seco) de uma só vez, e mexa imediatamente com um garfo comprido, se o macarrão for do tipo espaguete ou talharim; ou com a colher de pau, se for do tipo curto. Desde modo você evita que ele grude.
- Cozinhe com a panela destampada, em fogo alto, mexendo de vez em quando.
- Quanto ao tempo de cozimento, siga as instruções das embalagens. Em todo caso, note as variações que podem ocorrer, conforme o tipo do macarrão e o gosto de cada um. Quanto à massa feita em casa, siga as instruções da receita. É sempre aconselhável experimentar o macarrão antes de passá-lo no escorredor.
- Durante o cozimento, mexa frequentemente com o garfo ou a colher, tomando o cuidado para que o macarrão não grude no fundo.
- Escorra o macarrão “al dente” (é mais digerível), reservando um pouquinho da água do cozimento.
- Reserve um pouco da água do cozimento se usar molhos brancos, à base de creme de leite etc, torna o macarrão mais macio. Adicione a água reservada, aos poucos.
- Para o cozimento do macarrão, encha a panela com água até três quartos de sua capacidade.
- Use uma panela grande e alta, para que o macarrão tenha espaço suficiente para se expandir.
- Se quiser dar uma cor mais “quente” à macarronada, acrescente uma pitada de açafrão.
- Acrescente o molho ao macarrão logo após escorrê-lo. Não deixe que fique muito tempo parado no escorredor.
- Para dar um saborzinho especial à sua macarronada, experimente juntar ao macarrão escorrido um pouco de manteiga e queijo ralado. Misture com cuidado e depois coloque o molho escolhido.
- Experimente cozinhar o macarrão em água temperada com sal e ramos de salsa. Coloque os ramos inteiros e retire-os após o cozimento da massa.
- Outra dica é cozinhar o macarrão em caldo de carne ou de galinha. Coloque a quantidade necessária de água e, quando ferver, dissolva cubinhos de caldo, ou caldo em pó, a gosto.
- Não coloque óleo na água do cozimento do macarrão.
 
 Fotos: GB Imagem 

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...