MENU

22/04/2024 às 18h57min - Atualizada em 22/04/2024 às 18h58min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Recuperação

A Associação Comercial do Maranhão deverá realizar, no prazo de 90 dias, obras urgentes na estrutura do prédio do Palácio do Comércio, edifício histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e localizado no Centro de São Luís. Além da intervenção emergencial, a Associação deverá apresentar ao Iphan, em 180 dias, o projeto de recuperação do prédio quanto aos seus elementos estruturantes, telhado e fachada. A determinação é da Justiça Federal, que concedeu liminar em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) para garantir a recuperação do edifício histórico, que é um dos símbolos da capital maranhense. Construído na década de 1940 no estilo arquitetônico Art Déco, o Palácio do Comércio está localizado na Praça Benedito Leite, no coração do centro histórico. Durante muitos anos, foi sede do Hotel Central, empreendimento modelo e marco da história hoteleira da capital, com restaurantes e sorveteria instalados no térreo. Hoje, o imóvel está sob a guarda da Associação Comercial do Maranhão e já abrigou a sede da entidade, lojas, salas comerciais e escritórios. Na ação civil pública, o MPF aponta que, desde 2019, a Associação Comercial apresentou projetos de recuperação do edifício, porém não executou as ações aprovadas pelo Iphan. O prédio se deteriorou a tal ponto que, em 2023, foi interditado pela Defesa Civil. De acordo com o relatório, havia risco iminente de colapso do edifício, com danos relevantes nos elementos estruturantes do imóvel, incluindo trincas, fissuras, rachaduras nas paredes, danos ao reboco e ao concreto, ausência de esquadrias, problemas no sistema de cobertura e infiltrações. 

Fora

Dos 21 vereadores da Câmara de Imperatriz, pelo menos dois não disputarão a reeleição. Um é o vereador Aurélio Gomes, que está concluindo o terceiro mandato. Ele é pré-candidato a prefeito pelo PT. O outro é o vereador Fábio Hernandez, que está no segundo mandato. Ele deve lançar a esposa, Taiane, que se filiou ao MOBILIZA, partido que integrará a aliança com o PSD do deputado federal e pré-candidato a prefeito Josivaldo JP. 

Olha aí!

O PSB, que no estado é liderado pelo governador Carlos Brandão, não terá candidato a vereador em Imperatriz. Com a saída do ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito Marco Aurélio, que voltou para o  PCdoB, ocorreu uma divisão na chapa. Isso acabou inviabilizando a formação de uma nominata capaz de alcançar quociente eleitoral. Dessa forma, o PSB decidiu não lançar candidatos. 

E…

Depois que mudou de partido, o ex-deputado Marco Aurélio deu uma esfriada na pré-campanha, gerando especulações sobre uma possível desistência. Acontece que o PCdoB integra a Federação Partidária que tem, ainda, PT e PV. A legenda petista já bateu o martelo que o vereador Aurélio Gomes (agora sendo chamado de Aurélio Lula) vai disputar a prefeitura. A Federação não pode ter dois candidatos. Então é esperar até julho, quando iniciam as convenções, para saber como terminará esse imbróglio.  

Finalmente

Pela primeira vez, é lembrada a data em que Imperatriz foi elevada à categoria de cidade. Nesta segunda-feira, 22 de abril, foram completados 100 anos. A iniciativa de lembrar a data foi do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz, por meio do seu membro, o vereador Carlos Hermes. A noite houve um evento no plenário da Câmara Municipal. A lei foi assinada pelo governador (na época chamado de presidente) Godofredo Mendes Vianna.
Link
Leia Também »
Comentários »