MENU

12/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 12/03/2021 às 00h00min

Bastidores


 

Números

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, nesta quarta-feira, apontava 111 novos casos de Covid em Imperatriz. Dos 66 leitos de UTI, 63 estavam ocupados (95,45%). Os leitos clínicos são 193, sendo que 159 estavam ocupados (82,38%). Conforme ainda o boletim, novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Imperatriz (2), Santa Inês (1), Buriticupu (1), Pirapemas (1), Paço do Lumiar (1), Magalhães de Almeida (1), Buritirana (1), Pio XII (1), Poção de Pedras (1), Campestre do Maranhão (1), Mirinzal (1), Brejo de Areia (1), Governador Edson Lobão (2), Porto Franco (4), Açailândia (4), Bacabal (5) e São Luís (7). Dez óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

E...

A implantação do hospital de campanha em Imperatriz, com 60 leitos, reforça o sistema de saúde no atendimento às vítimas da Covid-19. Mas não adianta o poder público fazer a sua parte se as pessoas não fizerem a sua, descumprindo todas as recomendações de combate ao coronavírus. O que se vê nas ruas são pessoas sem máscara, frequentando bares lotados, e não têm a preocupação sequer de usar álcool gel para higiene das mãos. 

Descartando

O governador Flávio Dino (PCdoB) resiste à decretação de lockdown em todo o estado. São vários segmentos que reivindicam a medida, como a Defensoria Pública e o Conselho Regional de Enfermagem. Mas a força econômica fala mais alto. Hoje o governador fará novo pronunciamento. Será que vai repensar e tomar medidas mais duras de combate à pandemia, inclusive decretando lockdown? É aguardar.

Ele disse

“É aquela história: o povo é soberano. Se o povo quiser a volta do Lula, paciência. Acho difícil, viu, acho difícil”. A afirmação é do general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, em entrevista à Folha de S.Paulo, ao comentar sobre a decisão do STF que provocou a recuperação dos direitos políticos do petista. 

Proibição

Com rejeição de destaque do PT  319 votos a 181 e 3 abstenções, a Câmara dos Deputados manteve no texto da PEC Emergencial as proibições que estados e municípios poderão adotar se sua despesa corrente chegar a 95% da receita corrente. Entre essas vedações estão a criação de cargo que implique aumento de despesa; realização de concurso público para vagas novas; e adoção de medida que implique reajuste de despesa obrigatória acima da variação da inflação.

Autorizada

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou projetos de lei para reforçar a possibilidade de aquisição de vacinas contra o coronavírus. Uma das propostas ( PL 534/2021) que viraram leis é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O texto permite a compra de vacinas pela iniciativa privada e por estados e municípios.

Luto

Em virtude do falecimento do industrial Cirilo José Campêlo Arruda ocorrido nesta quarta-feira, 10, em São Luís, a FIEMA comunicou ao público que estabeleceu três dias de Luto Oficial, estando suspensos eventos, solenidades e outras ações especiais já programadas por todas as entidades do Sistema FIEMA no estado do Maranhão. Cirilo era vice-presidente da FIEMA, membro do Conselho Temático de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), vice-presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Óleos, Sabão, Velas e Produtos Químicos e Farmacêuticos de Caxias, Codó, Pedreiras, Bacabal e Lago da Pedra (Sindicocal).
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...