MENU

23/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 23/01/2021 às 00h00min

O QUE É INTERSETORIAL NA SAÚDE?


[...] São as redes estaduais e municipais intersetoriais que devem sugerir ideias ou conexão, vínculos, ações complementares, relações horizontais entre parceiros, interdependência de serviços, para garantir a integralidade dos segmentos sociais vulnerabilizados ou em situação de risco.

O que realmente não está acontecendo neste momento de tanto sacrifício e de indecisão entre os poderes constituídos; diante dos acontecimentos desastrosos em grandes proporções, quanto ao alastramento da Covid-19.

A situação torna-se obrigatória para atuarem coletivamente de forma independente para o mesmo fim.

O que se assiste são diferenças políticas que não levam para lugar nenhum; o caos está vivenciado em todo território brasileiro e no mundo contemporâneo.

E o pior de tudo é o desrespeito à Carta Magna do país. Colocam em prática decisões monocráticas, passando por cima do sagrado direito na qualidade de ser cidadão, com afã de satisfazer com litigâncias as partes interessadas e/ou pessoais.

A ciência buscando a qualquer custo os recursos experimentais para encontrar insumos necessários para fabricar uma vacina que venha amenizar essa calamidade pública, que está ceifando vidas e mais vidas.

O que se sente é a busca de um culpado pela catástrofe! Pelo que se sabe, o governo passou dentro de seus orçamentos os recursos para municípios e estados. São os executivos que vão administrar os auxílios encaminhados.

Até porque a Suprema Corte, monocraticamente, que se contrapõe às decisões colegiadas, que prefeitos e governadores assumiriam as responsabilidades de administrar a crise da saúde para conter o avanço e o achaque do coronavírus. 
Fazer uma vacina é (mais muito) difícil. Os cientistas do mundo estão correndo para criar esse imunizante...

Para usar, ainda, passa por um protocolo dos órgãos superiores de saúde para atestar qualidade e segurança do produto.

Como o povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias e influência cultural das três raças (europeia, africana e indígena), todos tem um pouco de cientista, não se limitando às consequências dos vexames.
Quando o estado e município faz o serviço de preparação de um trabalho, estabelecendo métodos convenientes, para enfrentar o inimigo da saúde pública que é a doença...

A população é a primeira a descumprir as regras fazendo e praticando o contrário em tudo que foi programado, e em detrimento à própria saúde.
No geral, o confuso, é difícil lidar com essa coisa doida e que pertence à espécie humana.

“Feliz de quem é capaz de compreender as causas das coisas” (Virgílio,70-19 acc.). 
    - Quando você menos espera, Deus envia providência!
Link
BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...