MENU

13/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 13/01/2024 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

ALÔ, ALÔ, É CARNAVAL!!! 

Confrade, eu quero...Confrade, eu quero... Confrade, eu quero... BRINCAR!...

COMEÇANDO PELA ORIGEM E HISTÓRIA...

Antecedentemente de qualquer manifestação, seja ela do quilate que for, mas, neste caso dessa celebração, historicamente, é de origem da Grécia e Roma, onde se festejava aos deuses do vinho, ou seja, entregar-se aos prazeres da carne...

Louvai ao Deus dos deuses; porque sua benignidade é para sempre...Alô, Alô, é Carnaval!! ...Está bem aí!

A Confraria pede passagem para exibir sua tradição que está viva e satisfazendo à vontade prazerosa dos confrades nestes três dias de folia.

O objetivo da Confraria é mostrar toda sua animação alegria e a verdadeira paz amizade e muita harmonia.

É um entretenimento de natureza popular em oferecer e dar esse momento de prazer, embora sejam temporários..., mas, à Confraria se irmanou como coparticipante na transmissão dessa satisfação figurativa como enxerto à cultura arte e ação social compartilhada para nossa comunidade.

Solenizar esse período momesco, já traduz para a Confraria, como uma das tradições igualmente a festa de Confraternização, que ocorre todos os anos, exceto aqueles que apresentarem uma situação impeditiva de ordem superior coletiva e pública.

Todavia, tudo vem de uma inspiração como aconteceu entre os séculos XVI e XVII, que culminou com esse tipo de festança com a prática do chamado “entrudo” ... folguedo popular que se realiza nos três dias que precedem a entrada da quaresma...depois veio o cognome de “carnaval”.

Na Confraria nem tudo é paz; há discussão; questionamentos diversos; mas, “entre mortos e feridos” salvam-se todos. O importante, é a relação de união “entre tapas e beijos” que existe entre os partícipes desta seleta companhia.

A prova inconteste é sua existência...]

Esta parte preliminar são aflorante ao texto [aguçado e capaz de perceber sensações] para dar ênfase a subsistência e desocupação do Confrade à vida laboral.

Eh, venha se divertir e foliar na Confraria do Olimpão!

Hoje, o abadá é, a fantasia mais utilizada no carnaval da Confraria... para os “Confrades” já foram providenciados no quantitativo participativo confirmado pela coordenação social dos congregados.

Agora, aqueles voluntários que desejarem fazer parte da festa com o abadá da Confraria se dirijam ao confrade [Mauricio da Embratel], para as devidas providencias quanto a confecção e custo...ficamos agradecidos pelo devaneio.

Não obstante, o que se propagou e se espelhou para o acontecimento “momesco” veio a solidariedade compartilhada de nossos patrocinadores para o sucesso festivo e carnavalesco da Confraria com as logomarcas todas estampadas nos abadás, como:

“Tok Bolsa, Laboratório Modelo, Peixaria Santa Teresa, Plainar Construtora, Liliani e Epas Segurança”.

Absorvido pela jocosidade que o evento frutificará; ensejamos que tudo aquilo que for ruim vire “confete’ para enfeitar o nosso...CARNAVAL!

Então,

O espetáculo vai começar. As cortinas vão se abrir...vem cantar, vem sambar...

Dia 03 de fevereiro de 2024, pré-carnaval na Confraria do Olimpão! Com o "cuit à la Fran” (cozidão a la Fran), para dar sustança aos carnavalescos com a idade já subindo para o “topo” do adeus ...

                            ATÉ DAQUI A POUCO!
Link
Leia Também »
Comentários »