MENU

25/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h00min

PLEASE SUPPORT US...

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

 
Este chamamento é isolado...

Somente para chamar atenção do interlocutor quanto ao gênero textual.

Qual seria o gênero?

Secretaria de Trânsito... SETRAN… Imperatriz (MA).

Please Support Us… [Por favor nos apoie] ...

Diante dos contratempos… o melhor remédio é a prevenção.

Com a implementação do estacionamento rotativo [zona azul], muitas áreas de avenidas e ruas ficaram descobertas dessa estruturação organizacional.

Incentivando os demais a “permanecerem com seus veículos nesse espaço vazio por muito tempo por conta das vias não demarcadas”.

Vamos falar nos trechos da confusão.

Rua Aquiles, Monte Castelo, cortadas pelas ruas Maranhão e Piauí.… limítrofe com a quadra onde está edificado o Serviço Social da Indústria (SESI), há mais de 49 anos de existência, ensinando, formando e educando estudantes imperatrizenses.

Perguntamos:

Como ter mais segurança na entrada e saída de alunos (as) na escola? Com esse trânsito desarrumado?

São momentos vulneráveis, dos quais todo o cuidado é pouco. Afinal, se vive numa cidade que o desrespeito no tráfego de carros e motos é um verdadeiro rolo de arame farpado.

A SETRAN tem que dar uma proteção mais profícua para os estabelecimentos de ensinos da cidade; citei o SESI como exemplo, dado a velocidade que os carros e motos descem pela rua Piauí… pela qual é preocupante!

Tem outro detalhe. A rua Aquiles Lisboa, sentido rua Ceará, em frente ao SESI, como a rua é pública, estacionam veículos no período comercial para evitar pagar a zona azul… não tem balizamento para esse tipo de estacionamento.

São trabalhadores, empresários, comerciantes, comerciários e servidores, que usam dessa prerrogativa para usar desse espaço livre de qualquer impedimento regulamentar.

Então, esse trecho da calçada ocupada por veículos estacionados, congestiona a chegada de transporte dos pais de alunos para deixá-los à escola.

Se houvesse uma faixa determinada pela SETRAN, só para permanência, momentâneo, para essa situação, diminuiria e, muito, esse sacrifício família e escola.

Seria uma alternância...

Outro mecanismo que deveria ser delimitado pelo órgão de trânsito local, no limite, ao atravessar a rua Aquiles Lisboa, vindo pela rua Piauí, colocasse “tachão redutor de velocidade”... aliviaria, também, essa angústia desvariada e desassossegada.

Contextualizando todas essas circunstâncias quanto as normas de circulação são regras e condutas necessárias que não estão divulgadas em sinalização.

Escolhemos o SESI, para ser o vocativo desta questão, por ser edificado numa quadra de 100x100mts, pelas ruas Aquiles Lisboa, Piauí, Monte Castelo e Maranhão.

E tem duas entradas distintas: pela rua Aquiles Lisboa, nos turnos: matutino e vespertino, que recebe dia, mais de 700 alunos, tanto para o ensino fundamental e infantil.

Pela outra rua: Monte Castelo - Ensino Médio - mais de 200 alunos, por ser outro prédio, recém-construído.

Com esse fluxo, faz-se necessário que a Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN), adote medidas educativas, preventivas e até corretivas, para evitar danos irrecuperáveis com o Ser humano, caso venha ocorrer.

Entende-se que é uma causa de utilidade pública, porque dar mais substâncias aos interesses coletivos da sociedade, que enseja arduamente dessas providências.

Eh! Secretaria!... tome de conta que o problema é seu... não é favor não... é obrigação mesmo.

Esperamos que o semáforo da sabedoria ilumine vossas consciências trabalhando nas deficiências salientadas.

Com Deus no comando, para que a SETRAN trabalhe nos pontos caóticos da cidade.

Ô!... Dá para colocar em prática!

Tchau!!!
Link
Leia Também »
Comentários »