MENU

28/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 28/09/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Unificação

Contagem regressiva: faltam quatro dias para as eleições. Uma das novidades nas Eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. A mudança é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669. A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos (veja baixo). Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado. Veja como será o horário de votação conforme o horário local: 
  •  Acre - 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília).
  • 11 municípios do Amazonas – 6h às 15h “(abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília)“  [Amaturá; Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Eirunepé; Envira; Guajará; Ipixuna; Itamarati; Jutaí; Tabatinga; e São Paulo de Olivença]
  • Outros 51 municípios do Amazonas – 7h às 16h “(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)
  • Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Rondônia e Roraima - 7h às 16h“ (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)
  • Fernando de Noronha (PE) - 9h às 18h – “(abre e fecha uma hora após em relação a Brasília)

Divulgação dos resultados 

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.
Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Previsão 

Para observadores políticos, o PL deve eleger 3 deputados federais no Maranhão. O puxador de votos é o deputado Josimar de Maranhãozinho, tendo ainda a própria esposa, Detinha, além dos também deputados Pastor Gil e Júnior Lourenço. Há ainda o suplente Paulo Marinho Júnior e o Coronel Monteiro. É aguardar.

Apoio 

Dos 21 vereadores com assento na Câmara Municipal de Imperatriz, nove apoiam o governador Carlos Brandão (PSB), candidato à reeleição. Também apoiam Flávio Dino (PSB) para o Senado. São eles: Bebé Taxista (Avante), Manchinha (PSB), Aurélio (PT), Flamarion Amaral (PCdoB), Berson do Posto (MDB), Felipe Miranda (Solidariedade), Carlos Hermes (PCdoB), Renê Sousa (PTB) e Adhemar Freitas Júnior (Solidariedade). Os outros 12 estão divididos entre Weverton Rocha (PDT) e Lahésio Bonfim (PSC). 

Ministro 

Comentarista de Política da GloboNews, a jornalista Andréia Sadi falou nesta segunda-feira, 26, sobre a possibilidade de o ex-governador Flávio Dino ser ministro da Justiça, se Lula for eleito. Recentemente, em visita a O PROGRESSO, o ex-senador Edison Lobão também afirmou que há essa possibilidade. E depois Flávio Dino ser indicado para o STF. O próprio Lula não descartou isso, quando visitou o Maranhão no dia 2 deste mês. 

Números da pandemia

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) registrou 100 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Os dados dos finais de semana são acumulados e divulgados no primeiro dia útil da semana. Os leitos de UTI e clínicos continuam todos desocupados. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas no Maranhão. Já ocorreram 10.993 mortes.
Leia Também »
Comentários »