MENU

20/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 20/09/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Eleições 2022

As audiências de gerações de mídias e de carga e lacre das urnas eletrônicas relativas às eleições 2022 no Maranhão ocorrerão entre os dias 20 e 29 de setembro, conforme cronogramas estabelecidos em Portarias do Tribunal Regional Eleitoral. Esses atos são realizados pelo TRE em cerimônias públicas em que são convidados os partidos políticos, federações e coligações; o Ministério Público e a Ordem dos Advogados, mas qualquer interessado tem acesso também. Em Imperatriz, amanhã, 21, será a geração de mídia. Nos dias 26 e 27, será carga e lacre. Gerar as mídias significa gravar em dispositivos físicos, o que vai abastecer a urna, como sistemas, aplicativos e dados eleitorais para a votação e o resultado. Quanto a carga e lacre, depois que as mídias são geradas, acontece a preparação das urnas, ou seja, é feita a carga delas, também em cerimônia pública, sendo convidadas as mesmas entidades das gerações de mídias. Esta preparação acontece em duas etapas: 1 - As mídias de carga geradas são usadas para instalação do sistema operacional e de programas, bibliotecas e dados eleitorais nas urnas. Também são instaladas as mídias de votação e de resultado; 2 – São realizados testes para comprovar que a urna está funcionando corretamente.

Disputa 

O deputado federal Edilázio Júnior, candidato à reeleição pelo PSD, encerrou o fim de semana com diversas atividades de campanha em São Luís e no interior do estado. Na capital, ele participou de atos ao lado do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD), candidato a governador, e ao lado do atual prefeito, Eduardo Braide. Edilázio está consolidando forte eleitorado na capital. Ele disputa vaga no PSD com o também deputado federal Josivaldo JP e o deputado estadual Pastor Cavalcante. Apesar do otimismo dos candidatos, o partido deve fazer, no máximo, dois deputados. Quem sobraria? O coeficiente, para partido eleger um, é de cerca de 185 mil votos.

Prisão 

Está proibida, desde sábado (17), a prisão de candidato nas eleições deste ano, a menos que seja em flagrante delito. A regra está prevista no Código Eleitoral e no calendário eleitoral de 2022 aprovado pelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida vale até 48 horas após o encerramento do pleito, marcado para 2 de outubro. Também membros das mesas receptoras e fiscais de partido não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo o caso de flagrante delito”. O eleitor não poderá ser preso desde 5 dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. 

Proibir

A chapa de senador da República é acompanhada de dois reservas do titular: o primeiro e o segundo suplente. Em caso de morte, impedimento, renúncia ou licença do senador eleito, o suplente assume a vaga de forma temporária ou definitiva, conforme a situação. Um projeto de lei complementar em exame no Senado (PLP 253/2020) muda algumas regras. Entre elas, a proposta proíbe que candidatos tenham parentes ou cônjuges como suplentes. O projeto é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Apoio

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) tem apoio de fortes lideranças políticas, comunitárias e empresárias de Amarante. Entre os apoiadores estão a ex-prefeita Adriana Ribeiro, o Dr. Gildásio, também ex-prefeito, os vereadores Netinho e Antônio Dantas e os ex-vereadores Azevedo Carlota, Antônio Alberto e Benta Sales, além do empresário Mauro Lima Marinho.

 Números da pandemia

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) nesta segunda-feira registrou 53 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Os dados dos finais de semana são acumulados e divulgados no primeiro dia útil da semana. Os leitos de UTI e clínicos continuam todos desocupados. No Maranhão já foram confirmados 470740 casos de Covid e 10.993 mortes.
Link
Leia Também »
Comentários »