MENU

04/09/2022 às 17h59min - Atualizada em 04/09/2022 às 17h59min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições

 

Servir um Confit de Pato dá sofisticação à refeição. Vale a pena preparar!

Ingredientes: 8 coxas de pato; 100 gramas de sal grosso; 4 dentes de alho espremidos; pimenta-do-reino em grãos moída grosseiramente; folhas de louro, tomilho e alecrim a gosto; 2 litros de gordura de porco. Preparo: Tempere as coxas com sal grosso, alho, pimenta, louro, tomilho e alecrim. Deixe marinando durante 2 horas, no mínimo. Limpe cada coxa de todo tempero. Aqueça a gordura até atingir 80ºC, abaixe o fogo para o mínimo possível e adicione as coxas. Deixe cozinhar por 2 horas e meia. Transfira as coxas para um pote (preferencialmente de vidro) e cubra-as com a gordura do cozimento. Guarde na geladeira pelo maior tempo possível. Na hora de servir, retira as coxas da gordura, coloque na assadeira e leve ao forno a 200°C por 30 minutos. Sirva a seguir. Dica: A carne retirada da gordura, deve ser preparada conforme indica a receita e consumida. Variação: Se quiser preparar com carne de galinha caipira, cozinhe durante 4 horas. Importante: No preparo, a gordura não pode ferver. Para controlar a temperatura, deixe metade da panela fora do fogo. A carne não deve fritar e sim cozinhar na gordura.
 

Coxa de Frango Empanada é uma delícia. Na refeição principal pode ser servida acompanhada de arroz e salada. 

Ingredientes: 15 coxas de frango; 1 litro de água; meia cebola média picada; 2 dentes de alho picados; 100 gramas de margarina; sal a gosto; 2 tabletes de caldo de galinha; 4 gemas; 200 gramas de farinha de trigo; salsinha picada a gosto; óleo para fritar; farinha de rosca. Preparo: Numa panela, refogue a margarina, a cebola, o alho, a salsinha e o sal. Junte as coxas, os tabletes de caldo de galinha e a água. Cozinhe durante 5 minutos. Retire a carne e reserve. Torne a levar o caldo ao fogo, quando ferver junte as gemas e a farinha de trigo, mexendo sempre até engrossar. Espere esfriar um pouco e passe as coxas de frango no creme, depois nos ovos batidos e por último em farinha de rosca. Frite em azeite aquecido até ficar dourado por igual. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir.
 

Macarrão com frutos do mar

Ingredientes: Meio quilo de macarrão tipo Espaguete ou Talharim; 3 litros de água fervendo; sal a gosto. Molho: Meia cebola ralada; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 dente de alho espremido; 1 colher (sopa) de coentro; 1 litro de molho de tomate pronto; 1 quilo de camarão descascado e temperado com alho, sal e pimenta do reino; 750 gramas de mariscos sem cascas; 700 gramas de lulas cortadas em anéis e temperadas com alho, sal e pimenta. Preparo: Numa panela, refogue a cebola ralada e o alho no azeite. Adicione as lulas temperadas e deixe cozinhar durante 7 minutos. Passado este tempo, junte os camarões temperados. Se necessário, adicione um pouco de água e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Junte o molho de tomate e cozinhe por mais 5 minutos. Acrescente o coentro picadinho e os mariscos. Cozinhe por mais 5 minutos e reserve. Em outra panela grande, ferva os 3 litros de água, tempere com sal e cozinhe o macarrão até o ponto desejado. O ideal é “al dente”.  Coloque um pouco de molho no fundo de um refratário. Por cima, coloque uma camada de macarrão, depois mais molho e assim até acabar a massa. A última camada deve ser de molho. Polvilhe queijo Tipo Parmesão ou Muçarela ralado. Sirva a seguir. Dica: Prefira sempre macarrão tipo “grano duro”. Ao invés de coentro, use salsinha. O molho de tomate na quantidade indicada na receita poderá ser caseiro. Cuidado com o excesso de sal na hora de temperar os mariscos e a lula; lembre-se que os dois ingredientes cozinharão no mesmo molho.
 

Pamonha Assada

Ingredientes: 20 espigas de milho verde; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de azeite de oliva; 1 copo de leite desnatado; 1 colher (chá) de canela em pó; 1 pitada de sal. Preparo: Leve o milho e rale. Em seguida, raspe com cuidado os sabugos com a ajuda de uma colher e misture ao milho ralado. Transfira a massa para uma tigela e junte o açúcar. Mexa por 5 minutos ou até que o açúcar fique bem derretido. Reserve. Coloque numa panela o azeite de oliva, o leite, a canela e o sal. Leve ao fogo e assim que levantar fervura incorpore à massa e misture bem. Coloque a massa numa assadeira untada com azeite. Leve ao forno preaquecido por 45 minutos, ou até que enfiando um palito este saia limpo. Dica: Se desejar uma pamonha mais fina, antes de misturar os demais ingredientes, passe a massa de milho ralado por uma peneira não muito fina.
 

Bolo de Milho Verde Diferente

Ingredientes: 2 copos de leite; 4 espigas de milho verde; 1 colher (sopa) de manteiga; 2 gemas; 1 1/4 de copo de açúcar; 6 colheres (sopa) de leite de coco; 1/2 colher (chá) de sal. Preparo: Rale o milho e misture com o leite. Leve para ferver durante 20 minutos, mexendo sempre. Deixe esfriar. Bata as gemas com 4 colheres de açúcar. Misture a gemada com o milho já frio. Junte o restante do açúcar e os demais ingredientes, menos o leite de coco. Misture bem e despeje numa fôrma untada. Leve ao forno para assar. Quando começar a dourar, coloque o leite de coco.

Link
Leia Também »
Comentários »