MENU

06/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 06/08/2022 às 00h00min

IMPUNIDADE!

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

   
Esta coluna foi proposta para ajudar aos leitores no esclarecimento de pontos da medicina e do atendimento médico.
 
Mas, nesses últimos 15/30 dias fui atropelado, surpreendido com coisas que me deixaram perplexo, (a Bebel Gilberto e sua atitude ridícula) e a outra a liberação, (que me deixou incrédulo) dos condenados no incêndio da boate Kiss em Santa Maria, RS. 
 
Da Bebel Gilberto já falei o que eu e a Ludmila pensamos, e sobre a liberação dos responsáveis em Santa Maria?
 
Esse incêndio acidental ou negligente provocou, salvo engano, 246 mortes e mais de 600 feridos. Imaginem que muitos estão em tratamento por sequelas diversas. E as famílias enlutadas? O que dizer a elas?
 
Li que foi anulado o julgamento, por razões de rito ao que parece, eles não foram declarados inocentes, e serão novamente submetidos ao tribunal do júri (engraçado! já vi esse filme em Curitiba).
 
Será o Brasil o país da impunidade? Vejamos alguns fatos a mais.
 
Duas tragédias recentes e de repercussão mundial, Mariana e Brumadinho.
 
Mariana, 19 mortes, completou sete anos sem um culpado no banco dos réus, E a tragédia ambiental? Cadê a reparação? Um rio teve 600 km de seu leito inutilizado, relatos de empobrecimento da população devido à tragédia, relatos de contaminação do meio ambiente por metais pesados, destruição da fauna e flora, e daí?
 
Brumadinho, 270 pessoas mortas, e ainda temos seis (6) desaparecidos, mesma firma, conclui-se, que são os mesmos responsáveis, danos incomensuráveis
 ao meio ambiente. Aquela cena transmitida para todo o mundo, aquela montanha de lama e ferro explodindo, descendo o vale do Paraopeba, soterrando carros, pontes, casas, pessoas e até trem da Vale do Rio Doce. Os bombeiros, por não sei quanto tempo, chafurdando a lama à procura de corpos.
 
Qual o tamanho da destruição ambiental? Econômica? Das famílias?
 
Quem está no banco dos réus?
 
Mas será mesmo o Brasil, o país da impunidade?
 
Nenhuma impunidade é justa, mas quando olhamos a dinâmica de nosso sistema judiciário e da falácia de penas alternativas e de progressão de pena, achamos que estão ferindo a dignidade dos ofendidos. O que falar da pena, na morte da atriz Daniela Perez, e a liberação dos culpados confessos, pouco tempo depois, em um crime de ódio. Hoje livres e nas condições que a imprensa divulga.
 
Isso tudo não se dá pela falta de Leis, o problema é a aplicação das leis, correta e imparcial, o que não ocorre em nosso país.
Para ilustrar e entender, após uma pessoa ser condenado por 10 (dez) juízes.
 

O Julgamento da mulher de Samuel - o ex-corno*

Advogado (A) - Samuel!!
Samuel (S) - Sim, Doutor!
A: - Samuel, você não é mais considerado corno!!!
S: - Como assim, Doutor? Tem as fotos da minha mulher entrando no motel, as fotos com ela pelada, as filmagens do amante transando com ela. Tem também os tickets do motel discriminados as cervejas, comidinhas, camisinhas, etc. Não estou entendendo!!!
A: - Calma Samuel. O Exmº Dr. Juiz do caso anulou todas essas provas porque o motel fica do outro lado da rua, e lá é outro município. O processo não estava tramitando na vara certa!!
M: - Mas, e aí, Doutor, o que acontece agora?
A: - Agora, vai começar todo processo de novo, mas você continua casado. Volte pra casa e vai ser feliz com sua “ilibada” esposa!!
S: - Que legal Doutor!!! Obrigado!!
 
Entenderam?
A Justiça de Pindorama.
 
“A impunidade gera a audácia dos maus!”.
Carlos Frederico Werneck de Lacerda
Link
Leia Também »
Comentários »