MENU

10/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 10/06/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Pílulas da democracia

“A desinformação contém ideologia. A motivação ideológica tem a ver com a promoção de bandeiras ou crenças, não necessariamente relacionadas com a disputa pelo poder político. É o que acontece, por exemplo, com as narrativas que promovem discursos de ódio ou desacreditam o sistema de vacinação”. A nona pílula da série #DemocraciaEmPílulas destaca que a manipulação e a distorção de fatos podem ser justificativas para atingir objetivos motivados a ideologias fantasiosas. Historicamente, são estratégias muito utilizadas nos regimes totalitários e que perigosamente ganham adeptos com a fragilização de regimes democráticos. Os textos curtos da série integram uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O material busca conscientizar a população sobre como funciona a produção de notícias falsas e como isso pode afetar de maneira negativa a vontade soberana do eleitor na hora de votar. 
 

Mais

As adesões de aliados do deputado Josimar de Maranhãozinho (PL) ao governador Carlos Brandão (PSB) estão aumentando. O prefeito de São Raimundo Doca Bezerra, Seliton Miranda (PDT), pulou do barco do senador Weverton Rocha (PDT) para apoiar a reeleição de Brandão. Também aderiu o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, do PL. Outros prefeitos que já haviam anunciado apoio são o de Nova Iorque, Daniel Castro; Raposa, Eudes Barros; e Alto Alegre do Maranhão, Nilsilene do Liorne. Pelo jeito, a maioria dos prefeitos do grupo de Maranhãozinho não o seguirá no apoio a Weverton. 
 

Prejuízos 

Os impactos do Projeto de Lei Complementar que reduz alíquotas do ICMS sobre combustíveis poderiam causar um prejuízo aos Estados em cerca de R$ 100 bilhões. No Maranhão, a perda corresponderia a R$ 3 bilhões. E automaticamente afetaria os municípios maranhenses e investimentos em Educação e Saúde. “Se nós reduzimos as receitas do ICMS, nós reduzimos as receitas da Saúde e, evidentemente, essa política pública fica muito prejudicada”, destacou o secretário da Fazenda do Maranhão, Marcellus Ribeiro. 
 

Votação 

O Plenário do Senado deverá votar na segunda-feira (13) o projeto que fixa teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público. Na sessão desta quinta-feira, o relator, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), voltou a rebater eventuais perdas de arrecadação, destacando o aumento das receitas e uma compensação do governo federal. Já o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) classificou o projeto de “estelionato eleitoral”, porque a redução de preços valerá até dezembro, e não acredita que, na prática, reduzirá os preços do diesel e do gás de cozinha.
 

Movimento 

Está marcada para amanhã, em Imperatriz, a realização do movimento “O Maranhão não pode parar”. Será a partir das 9h30 no Vitória Eventos (Morada do Sol), com a presença do ex-governador e pré-candidato a senador Flávio Dino (PSB) e várias lideranças da região tocantina, entre as quais os deputados estaduais Rildo Amaral (PP) e Marco Aurélio (PSB) e o pré-candidato a deputado federal Clayton Noleto (PSB).
 

MDB-PSDB

Está fechado um acordo entre PSDB e MDB para as eleições de 2 de outubro. Os tucanos aceitaram apoiar a pré-candidatura da senadora  Simone Tebet (MS) para presidente da República. E indicou o senador  Tasso Jereissati (PSDB-CE) para compor a chapa como vice. O partido Cidadania fará parte da aliança porque formou uma federação com a legenda tucana. 
Link
Leia Também »
Comentários »