MENU

16/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 16/03/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Assédio

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, sob a relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, levantamento inédito sobre o assédio moral e sexual no âmbito de órgãos e entidades da administração pública federal. É a primeira vez que a Corte de Contas se debruça sobre esse assunto. Ele ponderou que “a absoluta necessidade de atenção para o tema decorre da sua delicadeza e dos muitos tabus que ainda o cercam, devido aos impactos que causa, tais como aumento do absenteísmo pelo adoecimento de colaboradores; aumento da judicialização das denúncias; pagamento de indenizações; danos à imagem do órgão; aumento do sentimento de injustiça entre colaboradores; reincidência do assédio, entre outros”. O ministro do TCU Walton Alencar Rodrigues destacou alguns números encontrados pela Controladoria-Geral da União (CGU). Em 49 processos disciplinares para apurar assédio sexual, cerca de dois em cada cinco (38,78%) resultaram na aplicação de algum tipo de penalidade disciplinar. No Brasil, estudo conduzido pelo Linkedin e pela Consultoria Think Eva concluiu que 41,12% das mulheres participantes da pesquisa afirmam que já sofreram assédio sexual no trabalho. Em relação ao assédio moral, foram selecionados 270 processos disciplinares, instaurados no período de 2014 a 2018. Nos quais apenas 54 (20%) resultaram na aplicação de algum tipo de sanção disciplinar, ao passo que 164 ocorrências (60,74%) foram arquivadas. 

Novo comando

No Maranhão, o Pros passa a ser comandado pelo suplente de deputado Marcos Caldas. Ele é ligado ao senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador, e por quem foi indicado para presidir o partido. O Pros estava sob o comando de Tatiana Portela, esposa do vereador de São Luís Chico Carvalho (União Brasil), que apoia o pré-candidato Carlos Brandão (PSDB). O presidente nacional do Pros é Marcus Holanda, que por decisão judicial substituiu Eurípedes Júnior. Com isso, estão acontecendo mudanças nos estados.

Identificados 

A Polícia Legislativa já sabe quem são os autores das ameaças feitas a senadores, entre eles a maranhense Eliziane Gama (Cidadania). Eles estão recebendo ameças porque são contra ao projeto de lei que flexibiliza dispositivos do Estatuto do Desarmamento. A identificação dos acusados foi anunciada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

Adesão

Nesta quinta-feira, 17, o Partido Progressista (PP) realiza um evento para oficializar a adesão à pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSDB). O presidente estadual da sigla, deputado federal André Fufuca, confirmou nesta segunda-feira o apoio a Brandão. O PP é o partido do ex-prefeito Ildon Marques de Souza que, pelo menos até o momento, está apoiando o pré-candidato Weverton Rocha (PDT).

Apoios

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto (PCdoB), tem apoios de peso em Imperatriz à sua pré-candidatura a deputado federal. Entre os apoiadores estão o ex-prefeito Sebastião Torres Madeira e os deputados estaduais Marco Aurélio e Rildo Amaral. 

Terceira via

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, afirmou que a chance de aliança do MDB com o União Brasil e PSDB dependerá de uma série de conversas ao longo de abril e maio. Por isso mesmo, a pré-campanha da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República segue a todo o vapor, com uma série de viagens previstas.

E…

O MDB no Congresso tem criticado a série de aumentos dos combustíveis, e cobra uma solução do governo. Para a maioria dos integrantes do MDB, só a retórica de ataque à Petrobras não funciona. O Planalto precisa agir.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »