MENU

22/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 22/02/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Olha aí!

Fonte bem situada no ninho tucana revelou que mesmo com a saída do vice-governador Carlos Brandão, o PSDB no Maranhão continuaria sob o comando de aliados. Não cairia nas mãos de adversários, como vem sendo especulado. Consta que ontem o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, viajou para Brasília e no mesmo dia teria uma reunião com membros da cúpula nacional do PSDB para discutirem sobre os rumos do partido no estado, após a saída de Brandão, que vai para o PSB. Se houver um acordo, a expectativa é de que o próprio Madeira assuma a direção estadual da sigla. Bom para os tucanos, pois se o partido mudasse de comando, muitos já estavam decididos a voar do ninho, inclusive o próprio Madeira. Em Imperatriz, a legenda está sob o comando do empresário Richardson Lima, que certamente também se desfiliaria, pois apoia Carlos Brandão e não ficaria no partido sendo contra o seu pré-candidato. Hoje, já deverá haver algum posicionamento da cúpula nacional sobre a situação do PSDB no Maranhão. É aguardar.

Pulverização de votos

Pelo andar da carruagem, teríamos este ano um número considerável de candidatos a deputado federal com domicílio eleitoral de Imperatriz. Aí já viu, o bolo eleitoral da terra do Frei ficaria pequeno. No momento, os pré-candidatos são o atual deputado, Josivaldo JP (Podemos); o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto (ainda PCdoB); o ex-prefeito Ildon Marques (PP); os vereadores Fábio Hernandez (PL) e Adhemar Freitas Jr (SDD); a ex-candidata a prefeita Mariana Carvalho (PSC); deputado estadual Pastor Cavalcante (PTB – domicílio de Açailândia, mas também com base em Imperatriz); Lucivânia do MST (PT), o bancário Ednardo Filgueiras (PT)  e ex-deputado estadual Chico do Rádio (PDT).

Checagem

Nesta terça-feira (22), às 17h, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, formalizará a renovação da parceria com nove agências de checagem, no âmbito da “Coalizão para Checagem - Eleições 2022”. São elas: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. Criada em 2020, a rede de checagem integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação, instituído pela Justiça Eleitoral com o objetivo de averiguar a veracidade de informações envolvendo o processo eleitoral brasileiro na internet, especialmente, nas redes sociais. A estratégia consiste em combater as fake news com a ajuda da imprensa profissional, de forma a disseminar conteúdo de qualidade e assegurar a livre expressão de ideias.

Posse

Hoje, em sessão solene a partir das 19h, o ministro Edson Fachin tomará posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mesma ocasião, o ministro Alexandre de Moraes será empossado vice-presidente. Eles foram eleitos para os cargos, por meio de votação em urna eletrônica, no dia 17 de dezembro do ano passado. A cerimônia também marcará a despedida do ministro Luís Roberto Barroso, que está à frente do TSE desde maio de 2020.

Combustíveis

O Senado deve votar nesta quarta-feira dois projetos com objetivo de estabilizar os preços e conter a alta dos combustíveis. O relator, senador Jean Paul Prates (PT-RN), sugere a criação de uma Conta de Estabilização de Preços, administrada pelo governo e abastecida com um novo imposto sobre a exportação do petróleo bruto. Ele também sugere novas regras para a cobrança de ICMS sobre os combustíveis. 
 

 Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra   3 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 23.509 casos. Dos 30 leitos de UTI, 8 estão ocupados e 22 livres. Dos 36 leitos clínicos, 13 estão ocupados e 23 livres. Já ocorreram 10.710 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Timon (1), Santa Inês (1), Rosário (1), Codó (1), Buriti Bravo (1), Imperatriz (2) e
Caxias (6).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »