MENU

18/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 18/02/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Revoada

Prestes a receber as chaves do Palácio dos Leões, o vice-governador Carlos Brandão (ainda PSDB) está diariamente recebendo adesões de fortes lideranças à sua pré-candidatura à sucessão do governador Flávio Dino (PSB), especialmente de prefeitos e ex-prefeitos. Um dos mais recentes a anunciar apoio é o ex-prefeito de Estreito, Cícero Neco (MDB), mais conhecido como Cicin. É uma adesão importante, já que o ex-gestor desfruta de grande prestígio em Estreito e municípios vizinhos. A revoada aos Leões vai ser maior a partir de março, quando Flávio Dino renunciará ao cargo para ser candidato a senador, entregando o comando do estado ao vice. Brandão, com a máquina na mão e apoio do próprio Dino, se torna um fortíssimo concorrente nas eleições que acontecem dia 2 de outubro. No momento, o seu principal adversário é também da base governista, o senador Weverton Rocha (PDT), que por enquanto está mantendo a dianteira na corrida pré-eleitoral. 

E…

Carlos Brandão tenta um apoio de peso na política estadual. Ele está conversando com a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, que é adversária do governador Flávio Dino, o que pode inviabilizar uma aliança. Maura Jorge foi candidata a governadora nas eleições de 2018, ficando atrás de Flávio Dino e Roseana Sarney, com 247.202 votos (7,89%).  

Mesmo filme

O bolo eleitoral de Imperatriz já está ficando pequeno para o número de pré-candidatos a deputado estadual com domicílio eleitoral aqui na Terra do Frei. A cada dia surge um nome novo. No frigir dos ovos, a fatia do bolo fica pequena e todo mundo sai “com fome”. Essa pulverização dos votos é que tem levado Imperatriz a ter poucos representantes no Legislativo, especialmente em Brasília. Hoje temos apenas o deputado federal JP, isso graças à eleição do titular da cadeira, Eduardo Braide, à prefeitura de São Luís. É o velho “filme” se repetindo a cada eleição...

Pega fogo...

O pau está “cantando” nos bastidores da política partidária em função do pleito de 2022. O deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT) ameaça de expulsão do partido o deputado Rafael Leitoa, que é o líder do governo na Assembleia. O PDT é do Bloco Parlamentar Democrático, mas Leitoa integra o Bloco União Democrática e tem simpatia pela pré-candidatura de Carlos Brandão. Cutrim observa que a posição de Leitoa na AL pode configurar infidelidade partidária.

Novo presidente

Ontem à noite foi realizado o Congresso do PSB em Imperatriz, no plenário da Câmara Municipal. Na oportunidade, o deputado estadual Marco Aurélio assumiu o comando do diretório local do PSB, substituindo a advogada Rosi Vicentini, que foi sua vice na eleição municipal de 2020. Eleito e reeleito pelo PCdoB, o deputado deixou o partido para acompanhar o governador Flávio, que se filiou ao PSB. O mesmo dever fazer o vice-governador Carlos Brandão, que em março do ano passado trocou o PRB pelo PSDB, mas que agora ver a necessidade de deixar o ninho tucano para poder garantir o apoio do PT à sua pré-candidatura. 

Perguntar não ofende

Por que as decisões judiciais relacionadas a reintegração de posse não estão sendo cumpridas no Maranhão? 

 Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra   25 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 23.428 casos. Dos 30 leitos de UTI, 9 estão ocupados e 21 livres. Dos 36 leitos clínicos, 13 estão ocupados e 23 livres. Já ocorreram 10.662 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Bom Jardim (1), Buritirana (1), Imperatriz (1), Santa Inês (1), Santa Rita (1), São Bento (1), Grajaú (2), São Luís (2) e Timon (3). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »