MENU

29/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 29/01/2022 às 20h15min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Regras

Partidos e candidatos que pretendem participar das Eleições Gerais de 2022, programadas para o dia 2 de outubro, devem ficar atentos às regras e aos prazos relativos ao registro das candidaturas, previstos na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.609/2019. A norma trata também do julgamento dos pedidos de registro de candidaturas. Determina que os partidos, as federações e as coligações devem solicitar à Justiça Eleitoral o registro de candidatas e candidatos até as 19h do dia 15 de agosto. Na hipótese de o partido político, a federação ou a coligação não requerer o registro de candidatura de pessoas escolhidas em convenção, elas poderão fazê-lo no prazo máximo de até dois dias após a publicação do edital relativo às candidaturas apresentadas pela respectiva agremiação ou coligação no Diário da Justiça Eletrônico (DJe). Para a Câmara dos Deputados, às Assembleias Legislativas e à Câmara Legislativa do Distrito Federal, cada partido ou federação poderá registrar candidaturas no total de até 100% do número de cadeiras a preencher mais um. Desse total de vagas, deverá ainda preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% com candidaturas de cada gênero.

Substituição 

O texto aprovado permite que o partido, a federação ou a coligação substitua a candidatura de quem tiver o registro indeferido, cancelado ou cassado, ou, ainda, de quem renunciar ou falecer após o fim do prazo para o registro. A escolha de substituta ou substituto deve ser feita na forma estabelecida no estatuto da agremiação ou da federação a que pertencer a candidatura substituída, devendo o pedido de registro ser requerido em até dez dias contados do fato que deu origem à substituição.

No páreo

Em entrevista ao jornalista José Filho, o advogado e coronel da reserva do Exército, Miguel Daladier Barros, confirmou que será candidato ao Senado nas eleições deste ano. Observou que ainda não está filiado a partido. Ele participou da campanha de coleta de assinaturas para a criação do partido Aliança pelo Brasil, idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro mas que até hoje não saiu do papel. Daladier vai “colar” sua campanha a Bolsonaro, que no seu entendimento “está mudando o Brasil”.

Falecimento

Foi sepultado na tarde de ontem o agropecuarista Antônio Mariano de Lucena, que faleceu na noite de quinta-feira. Destacado empreendedor, sendo fundador do bairro Maranhão Novo e proprietário de uma das primeiras beneficiadoras de arroz, ele também participou ativamente da vida política. Foi vereador de Imperatriz no início na década de 70 e vice-prefeito e prefeito de Cidelândia, município em que fica a sua propriedade rural. Natural de Pastos Bons, Lucena chegou em Imperatriz no final da década de 50. Tinha 84 anos.
 

Descartando

O deputado estadual Márcio Honaiser (PDT) descartou a possibilidade de aliados romperem com o governador Flávio Dino na Assembleia Legislativa por estar apoiando Carlos Brandão (PSDB) e não o senador Weverton Rocha (PDT). “Neste primeiro momento, eu acho que não, acredito que não [haverá mudança de postura], porque todos nós somos participantes deste governo. O governador Flávio Dino é o nosso candidato a senador, todos nós trabalhamos para isso. A gente, com diálogo, as conversas, acho que vai haver os entendimentos necessários”, afirmou o deputado, que apoia Weverton Rocha, por ser do seu partido. Márcio já entregou o cargo de secretário do Desenvolvimento Social do Governo Dino.

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem registra  180 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 22.428 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 30 leitos de UTI, 11 estão ocupados e 19 livres (36,67%). Dos 36 leitos clínicos, 17 estão ocupados e 19 livres (47,22%). Já ocorreram 10.470 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Açailândia (1), Coroatá (1), São Domingos do Maranhão (1), Codó (2) e Imperatriz (3). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »