MENU

13/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/11/2021 às 00h00min

A cintura

A Importância da circunferência abdominal em nossa saúde.

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


  
Desejo de todos, das mulheres a barriga tanquinho, negativa, como dizem, provocando pensamentos nos homens que também desejam o abdome bem definido provocando os suspiros nas meninas.

Diferente do que muitos pensam a obesidade “per si” não é uma doença, é verdade que os obesos têm predisposição de desenvolver doenças com diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias (colesterol alto).

O grande sinal de perigo é o valor da circunferência abdominal, ou seja, o tamanho da barriga, principalmente em homens, a medida considerada é de até 88 cm na mulher e até 102 cm no homem, medidos na altura do umbigo. Quanto maior o valor maior a chance de desenvolver doenças graves cardiovasculares, neoplásicas e hepáticas (câncer de cólon, de pâncreas e de fígado), esteato-hepatite, (gordura no fígado com inflamação que pode levar a cirrose), síndrome metabólica e outras mais. Mas não é só o valor da circunferência abdominal, tem que considerar também o índice de massa corporal (IMC) cálculo simples, o peso dividido pelo quadrado da altura (IMC = p/h2) acima de 25 kg/m2 sobrepeso e acima de 30 kg/m2 obesidade. Uma pessoa pode ter IMC normal e circunferência abdominal alterada, o que configura também risco para a saúde.

Agora que sabe fazer os cálculos verifique a sua condição, lembre-se o IMC calcula a obesidade, mas não localiza a gordura, onde temos a importância da cintura medida em nível do umbigo por refletir a gordura visceral, a mais perigosa de todas, por se associar as doenças graves e por ser a mais difícil de perder.

Os homens devem estar mais atentos ao excesso de gordura visceral devido à maior taxa de mortalidade.

O excesso de gordura visceral associa-se a diversos tipos de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, doenças cardíacas, acidente vascular encefálico, asma, Alzheimer e outros tipos de demência, doenças hepáticas como a esteatose que pode evoluir para a esteato hepatite, cirrose câncer de fígado (sendo hoje nos USA a terceira maior causa de transplante hepático), câncer do intestino grosso, câncer do pâncreas e o câncer de mama (lembrem que o homem também pode ter câncer de mama).

Vamos às questões práticas então, como diminuir a circunferência abdominal, primeiro esclarecendo para a maioria dos pacientes, que os procedimentos estéticos como a lipoaspiração e abdominoplastia não diminuem a gordura visceral porque NÃO ELIMINAM a gordura visceral e sim a gordura subcutânea, é óbvio que existe ganho estético, mas a gordura ruim permanece, o melhor jeito ainda é o que os nutricionistas adoram “A DIETA BALANCEADA” e a atividade física.

A gordura que se acumula no abdome é devido a alimentos hipercalóricos e gordurosos, logo a dieta devidamente orientada e a atividade física são fundamentais para quem quer perder esse tipo de gordura. O Álcool é hipercalórico, senhores, BARRIGUINHA DA CERVEJA!

E os alimentos recomendados, uma lista parcial: a chia, abacate, pimenta vermelha, vinagre (de maça ?), gengibre, frutas vermelhas, iogurtes, chás. É a atividade física, principalmente às aeróbicas, caminhada, corrida, pular corda, ginástica funcional, andar de bicicleta, crossfit, dançar.

Então vamos lá perder a barriguinha, para os homens, lembrem-se de cancelar a picanha e a cerveja do final de semana, as meninas, os docinhos, as tortinhas... os sorvetes.

Claro que hoje somos bombardeados por cinturinhas perfeitas e abdomens recortados nas mídias sociais, mas para a maior parte das pessoas é um objetivo inatingível, e o é.  Não estamos falando disso e sim manter a circunferência abdominal nos limites no que diz respeito à prevenção das doenças, como dito até 88 cm na mulher e até 100 cm no homem, no Japão isso é tão levado a sério que quem se mantém dentro do padrão da normalidade tem bônus no seu plano de saúde.

Vamos tentar todos, inclusive EU, é importante para vivermos mais a perda da gordura visceral, mas, agora digo, principalmente para elas, barriguinha negativa e cintura de pilão eu sei o remédio, mas não sei o endereço da farmácia para pedir pílulas de 21 ANOS!
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »