MENU

10/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 10/11/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Prioridade 

Ao encerrar o V Fórum Nacional de Controle, que abordou o tema “Educação pós-pandemia: desafios e oportunidades”, o ministro do TCU, Augusto Nardes, defendeu que o governo federal priorize a educação e estabeleça uma recuperação imediata nas áreas de infraestrutura e saúde para a nação voltar a crescer. “Estamos saindo de uma pandemia, vivendo uma guerra social com mais de 20 milhões de brasileiros passando fome. Não podemos deixar de atender as necessidades mais básicas de sobrevivência da população”, destacou. Em dois dias de realização, o Fórum promoveu cinco painéis que levantaram entre especialistas discussões sobre o papel das novas tecnologias na educação, a quantidade de obras de instituições de ensino paradas no Brasil, os desafios e perspectivas da atuação das instituições federais de ensino superior na promoção do desenvolvimento e da inclusão social, a importância do Centro de Governo na educação e a formação de capital humano para a inovação.

No ataque 

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL), pré-candidato ao governo, elegeu o governador Flávio Dino (PSB) como seu principal alvo na fase de pré-campanha. No final de semana disse que “o Maranhão precisa mudar seus indicadores na prática, e não em discursos”. Ontem, revelou que não vota em Dino “pra nada”, descartando a possibilidade de uma nova aliança. A zanga de Josimar é pelo fato do governador se recusar a apoiar o seu projeto de chegar ao Palácio dos Leões. O candidato de FD deverá ser o vice-governador Carlos Brandão. 

Partido

O caminho partidário do presidente Jair Bolsonaro deverá ser mesmo o Partido Liberal (PL). Segunda-feira ele teve uma conversa com o presidente do PL, ex-deputado Valdemar Costa Neto. Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, quando se desfiliou do PSL, pelo qual foi eleito. No Maranhão, a sigla é comandada pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho, que sonha com o apoio do presidente à sua candidatura ao Palácio dos Leões.  

Calçadão

Aos poucos, os camelôs estão voltando a ocupar o Calçadão. São carrinhos de venda de pipoca, sorvete, frutas, salgados, água, artesanato e outras mais, contrastando com a bonita decoração natalina feita pelo governo do estado. A revitalização do Calçadão foi a oportunidade para livrar o local dos ambulantes, mas depois da inauguração o poder público não teve a preocupação de fiscalizar e agora o quadro está ficando como antigamente. 

Falecimento 

Um dos maiores políticos da história de Goiás, faleceu ontem o ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Estava há três meses internado devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Tinha 87 anos. Rezende nasceu em Cristianópolis-GO, mesma cidade da cantora Marília Mendonça, que faleceu na última sexta-feira. Ele é o quarto ex-governador goiano a morrer em 2021. Também faleceram Maguito Vilela, Helenês Cândido e Ary Valadão. Os dois primeiros foram vítimas da Covid-19, e o terceiro de pneumonia. Valadão tinha 102 anos.  

Votação eletrônica

Promovida pelo TSE, a audiência pública marcada para esta quarta-feira (10), às 10h, será uma boa oportunidade para quem ainda tem dúvidas ou deseja conhecer melhor as regras do Teste Público de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação. Serão abordadas todas as fases do TPS 2021, bem como os principais questionamentos enviados por e-mail. Entre os tópicos que constam na pauta da comissão organizadora, estão o funcionamento, o escopo e os objetivos do TPS, além dos sistemas que o integram e as inovações trazidas nesta edição. O objetivo é fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral. O Teste contempla ações controladas para identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »