MENU

14/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 14/10/2021 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Feagro de Imperatriz e Feagro Carajás de Marabá são os destaques do Conexão Rural do próximo fim de semana


O Conexão Rural do próximo fim de semana trará como destaque os bastidores da 1ª Feira de Agronegócios (Feagro), de Imperatriz (MA), que ocorreu de 4 a 8 de outubro, e da 3ª Feira de Agronegócios Carajás, de Marabá (PA), realizada de 7 a 10 de outubro, que movimentou mais de R$ 25 milhões.

Promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural), com o tema “Plantar inovação colher resultados”, a Feira de Agronegócios de Imperatriz teve por objetivo fomentar novas oportunidades de negócios.

A reportagem apresenta entrevistas com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; o deputado federal Josivaldo JP; o deputado estadual, Antônio Pereira; o secretário estadual de Agricultura, Sérgio Delmiro; o presidente do Sinrural, Afonso Danda, e com pecuaristas e empresários da região tocantina.

O vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão, afirmou que “as coisas estão voltando ao normal nesse momento de pandemia e com certeza o agronegócio ficará mais forte ainda no Maranhão. Brandão parabenizou a diretoria do Sinrural pela realização da Feira de Agronegócios.

Nas entrevistas, todas as autoridades destacaram a importância do agronegócio na região tocantina, no Maranhão e no Brasil e o seu peso no Produto Interno Bruto (PIB) e acrescentaram que “a Feagro de Imperatriz chegou para ficar e, com certeza, em 2022 será mais forte ainda”.

Palestras

Durante a Feagro foram realizadas diversas palestras direcionadas ao agro e à retomada econômica, com o tema “desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental”. O engenheiro agrônomo Jordan Timo Carvalho, que mora no Pará, por exemplo, abordou o tema “Comercialização de produtos agropecuários no bioma amazônico”.

Entre os palestrantes, o programa mostrará também que o secretário de Estado Clayton Noleto falou sobre “As realizações de infraestruturas no maranhão”.

Na extensa programação da Feagro de Imperatriz houve ainda a palestra do escritor e comentarista de agronegócio da Rádio Eldorado (SP) e colunista do estadão online, José Luís Tejon. Ele abordou o tema: “O pecuarista do presente e do futuro”. E ainda “Encontro de governança – políticas públicas para o agronegócio, com representantes do Sebrae”.

Apoiadores

A cobertura da Feagro de Imperatriz, de 4 a 8 de outubro, teve o patrocínio da Nádia Rural, com sede em Imperatriz e filiais em Marabá, Xinguara e Redenção, no Pará, e em Araguaína e Gurupi, no Tocantins e representantes no estado do Piauí. Obrigado meus amigos Hassan e Said Yusuf.

Da Nacional Tratores, do Grupo Zucatelli, na rodovia BR 010 km 1352 - Coco Grande – Imperatriz. Lá você encontra tratores LS e XCMG, além das melhores marcas de maquinários agrícolas. Obrigado meu amigo Reinaldo Zucatelli.

E da Soberana Agropecuária, na Avenida Getúlio Vargas em Imperatriz, com filiais em Bacabal e Presidente Dutra, e em breve uma nova loja na Avenida Pedro Neiva de Santana, em Imperatriz. Obrigado aos diretores Guilherme, Cleyanderson e Elizete Gobira. Valeu, gente.

Parabéns ao presidente do Sinrural, Afonso Danda e toda sua diretoria pela realização da Fegro em Imperatriz. Parabéns também amigo Chafi Braide Júnior, do Grupo Canal, pelo belo trabalho de marketing sobre a Feira de Agronegócios.

FEAGRO CARAJÁS

Outro destaque do Conexão Rural é a 3ª Feira de Agronegócios Carajás (Feagro), realizada de 7 a 10 de outubro, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá.

O evento foi aberto na manhã da quinta-feira, dia 7, pelo presidente do Sindicato Rural, Ricardo Guimarães. A cerimônia contou com a presença do chefe-de-Gabinete da prefeitura de Marabá, Walmor Costa, que na oportunidade representou o prefeito Tião Miranda; do presidente da Associação dos Criadores do Pará (Acripará), Maurício Fraga Filho; do diretor regional da Adepará em Marabá, Geraldo Jota Teotônio; do representante do Serviço Nacional de Aprendizado Rural  (Senar), Virgilino Camargos; do diretor-Geral do Campus Rural de Marabá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, professor Manuel Fábio Matos; do representante da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), pecuarista pioneiro Geraldo Capota, diretores do Sindicato Rural e produtores rurais da região.

Foram realizadas inúmeras palestras, entre as quais, a do mestre Cristiano Ribeiro, da empresa ABS, que falou sobre “Genética associada à qualidade de carcaça”.

Houve ainda a palestra “Agronegócio, holding rural e sucessão”, com os advogados Luís Gustavo Trovo Garcia e Anderson Costa Martinez.

E “Influência nutricional no rendimento da carcaça”, com o zootecnista e PHD Flávio Dutra Resende, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (FCAV), Unesp, Jaboticabal (SP), e pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). O professor Flávio fez a palestra a convite da empresa Campo Nutrição Animal, de Goiânia, com forte atuação no Pará.

No sábado pela manhã, com a presença do presidente do Sindicato Rural de Marabá, Ricardo Guimarães, representantes do Senar, entre outros, e bastante produtores rurais da região, houve apresentação de resultado do projeto ATeG Leite, com o professor Thiago Oliveira dos Santos, e palestra do coordenador técnico comercial da Campo Nutrição Animal, médico veterinário Simão Pedro. Ele falou sobre “Nutrição: um dos cinco pilares para excelência na produção de leite”.

Apoiadores

A cobertura da Feira de Agronegócios de Marabá contou com o patrocínio do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá; Agrotrinta – Av. Pará, 122, centro, Curionópolis (PA); Nádia Rural, de Imperatriz, com filiais em Marabá, Xinguara e Redenção, no Pará, e Araguaína e Gurupi, no Tocantins; Renata Country Imports, de Marabá; Fazenda Salua, do pecuarista Roberto Basílio; Colombo Agronegócios, do pecuarista Hélio Júnior; e Fazenda Centrão, do pecuarista Nenê do Manelão, vice-presidente do Sindicato Rural de Marabá, e RR Agropecuária, Fazenda Sororó e Fiat Zucavel, do  Grupo Zucatelli  em Marabá.
O Conexão Rural traz ainda moda de viola.

Onde você pode ver o Conexão Rural:

O Conexão Rural é veiculado todo sábado e domingo às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA); em sites parceiros em Imperatriz (TV Web O Progresso); no Paraná (Minuto Rural); em Araguatins (Folha do Bico); em Palmas (Norte Agropecuário) e em Porto Velho (O Nortão), além das redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa.

O Conexão Rural pode ser visto na parabólica por intermédio da TV Milagro Brasil (SP), canal focado ao mundo do agro, na frequência 3.665 Mega-hertz (MHz).

Na TV Milagro Brasil, o programa é veiculado todo domingo às 13h30, com reprise em vários dias e horários: às segundas, quartas e domingos às 16h. E às terças, quintas e sábados às 6h30 da manhã e às 16h de sábado também.

Imagens: Pezão e LR Produções, edição: Pezão, e assistente de Produção: Ana Cláudia Aragão.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »