MENU

12/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 12/10/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Transparência 

Medidas para ampliar a transparência do processo eleitoral foram anunciadas por técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã desta segunda-feira (11). A partir de 2022, além do Boletim de Urna (BU), o TSE também publicará na internet os arquivos de Registro Digital do Voto (RDV) e os logs das urnas eletrônicas. Antes restritos a entidades fiscalizadoras como Ministério Público, partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Departamento de Polícia Federal (DPF), os documentos serão compartilhados no Portal do TSE para que qualquer eleitor possa conferi-los logo após o término da eleição. O RDV é uma espécie de tabela digital em que são gravados aleatoriamente os números digitados pelo eleitorado, enquanto o log da urna registra todos os movimentos que ocorrem dentro do aparelho desde o momento que é ligado. O anúncio foi feito durante um ciclo de palestras de apresentação do sistema eleitoral brasileiro a profissionais da imprensa e participantes pré-inscritos na edição de 2021 do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS). Nesta etapa, que acontece entre os dias 11 e 22 de outubro, os investigadores são convidados pelo Tribunal a conhecer o sistema eleitoral e verificar as linhas de códigos para subsidiar os planos de ataque que serão colocados em prática no teste. Em 2021, o tempo de inspeção dos códigos-fonte subiu de uma para duas semanas a pedido dos participantes e da Comissão Reguladora do evento. O TPS está marcado para acontecer de 22 a 26 de novembro.

Reação 

Polêmica forte no meio político maranhense. Depois de Maura Jorge, agora foi a prefeita de Chapadinha, Dulcilene Belezinha, o alvo do governador Flávio Dino. Ao lado de Dino em evento na sua cidade, ela ouviu o que não queria. FD rebateu críticas da prefeita sobre a falta, segundo ela, de ajuda do estado para a saúde. Políticos da oposição reagiram. “Mais uma vez, uma mulher é constrangida pelo governador comunista em um palanque, assim como fez com a prefeita Maura Jorge. Em um país onde a violência contra a mulher só cresce, o governador está cerceando a voz feminina em nosso estado!”, disse o deputado federal Edilázio Júnior (PSD). 

Prego batido

“O MDB eu não sei, mas eu vou”. A afirmação é do ex-senador e ex-candidato a governador do Maranhão, Edison Lobão Filho, ao confirmar seu apoio ao senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador nas eleições de 2022. Como se vê, Edinho nem esperou a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) tomar uma decisão. Mesmo liderando as pesquisas, ela ainda não decidiu se disputará a sucessão de Flávio Dino. 

Sarneystas

Ainda aliado do governador Flávio Dino, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), está formando um palanque com vários integrantes do Grupo Sarney, liderado por Roseana. O primeiro passo para uma aproximação com o grupo, foi a sua filiação ao PSD, presidido pelo deputado sarneysta Edilázio Júnior. O partido tem ainda o deputado estadual César Pires. A própria Roseana Sarney, caso não saia candidata ao governo, poderá apoiar Holanda. É aguardar.

Olha aí!

Pode acontecer uma desfiliação em massa de deputados do DEM e do  PSL do  Rio de Janeiro, caso o escolhido para a presidência do  União Brasil, no estado, seja o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro (aguinho). Ele é bolsonarista. No Rio, são oito deputados dos dois partidos que fizeram a fusão e criaram o União Brasil. 

Hospital

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a importância do Hospital de Amor, inaugurado em Imperatriz, para a prestação de serviços de saúde às mulheres da Região Tocantina e Sul do Maranhão. A instalação da unidade foi articulada pelo senador Weverton Rocha (PDT), que destinou emenda no valor de R$ 40 milhões. “Esse hospital vai, certamente, salvar muitas vidas, permitindo não só o tratamento, mas fazendo um trabalho muito importante de prevenção, cuidado e informação para que menos mulheres adoeçam e, consequentemente, diminua o percentual  de mortalidade. Parabéns ao senador Weverton pela concretização deste sonho, que sei que não era só seu, mas de toda a Região Tocantina”, afirmou o chefe do Legislativo maranhense.  
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »