MENU

14/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 14/08/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Política dinâmica 

Hoje haverá um grande movimento político, a partir das 18h, no Complexo de Lazer Alvorada, localizado à Rua Projetada, Jardim Sumaré. É um encontro promovido pelo pré-candidato a governador Weverton Rocha (PDT), que reunirá lideranças não apenas de Imperatriz, mas de vários municípios da região. Rocha vem conseguindo unir em torno do seu nome lideranças que são adversárias em seus municípios. Em Imperatriz, por exemplo, na noite desta quinta-feira ele foi à residência do ex-prefeito Ildon Marques (PP). E quem o acompanhava? O prefeito Assis Ramos (DEM), que nas duas últimas eleições para o Palácio Renato Moreira enfrentou o ex-prefeito. “… Campos políticos opostos dialogando pelo bem comum. É assim o maranhão que defendo, plural, com opiniões divergentes, mas pronto para se unir para trabalhar”, destacou Weverton Rocha ao falar sobre a reunião com Ildon e Assis. “Diferentes campos políticos dialogando pelo bem comum”, reforçou o prefeito Assis Ramos.

Daqui

Para quem não sabe, Weverton Rocha nasceu em Imperatriz e, ainda jovem, foi para São Luís. “Imperatriz terá, sim, um candidato a governador”, afirmou o senador durante entrevista coletiva na manhã de ontem. 

TRE

O advogado imperatrizense Gilson Ramalho de Lima participou nesta quinta-feira de suas últimas sessões como membro efetivo em exercício da titularidade do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Em 8 meses de atuação na Corte Eleitoral – ele assumiu a vaga de membro substituto do TRE-MA em 12 de janeiro de 2021 – o jurista proferiu 73 votos, mais de 50 decisões monocráticas e deixa pautados 33 processos, todos com votos prontos. Ramalho comunicou durante a sessão que o gabinete está saneado e organizado. Que foi a 60ª sessão em que participou, enaltecendo o trabalho de qualidade feito pelos servidores do gabinete. O biênio de Gilson Ramalho de Lima como membro substituto do TRE-MA encerrará em 12 de janeiro de 2023.

E…

Na próxima terça-feira haverá sessão solene de posse da advogada Anna Graziella Neiva Costa como membro efetivo da Justiça Eleitoral.  A informação foi dada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. Graziella assume a vaga de jurista da Corte após a saída do advogado Bruno Duailibe, que assumiu o cargo de procurador-geral do Município de São Luís.

Federação partidária

De iniciativa do Senado, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que permite aos partidos políticos se unirem em uma federação, a fim de atuarem como uma só legenda nas eleições e na legislatura. O texto será enviada à sanção. Conforme informação da Agência Senado, “os partidos que decidirem formar uma federação devem permanecer nela por um mínimo de quatro anos e, para a federação continuar em funcionamento até a eleição seguinte, devem permanecer nela dois ou mais partidos. Valem para a federação partidária todas as normas sobre as atividades dos partidos políticos nas eleições, como registro de candidatos, uso de recursos eleitorais, propaganda eleitoral, prestação de contas e convocação de suplentes. Também serão aplicadas todas as normas quanto ao funcionamento parlamentar e à fidelidade partidária, mas serão asseguradas a identidade e a autonomia dos partidos integrantes”.

Discurso de ódio 

Falando sobre a prisão preventiva do presidente do PTB, Roberto Jefferson, o ministro Alexandre de Moraes apontou que o ex-deputado federal, no Twitter, exibe armas, faz discursos de ódio, homofóbicos e incentiva a violência. Citou também que, recentemente, o político publicou um vídeo com o “nítido objetivo de tumultuar, dificultar, frustrar ou impedir o processo eleitoral, com ataques institucionais ao Tribunal Superior Eleitoral e ao seu ministro-presidente”. 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »