MENU

22/07/2021 às 00h00min - Atualizada em 22/07/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

 

De sabor tradicionalmente brasileiro, a Coxinha de Frango é unanimidade quando o assunto é petisco ou pode equivaler a uma refeição. Depende do tamanho

Ingredientes: Um quilo de meio de carne de frango em pedaços (ou somente peito de frango); 3 litros de água; 2 cebolas grandes cortada em pedaços; sal a gosto; 6 xícaras (chá) de farinha de trigo. Recheio: A carne de frango cozida e desfiada; 2 colheres (sopa) de manteiga; 3 dentes de alho picados; 1 cebola grande picadinha; 3 tomates sem pele e sem sementes picados; ½ xícara (chá) de cheiro verde picado; orégano a gosto; sal e pimenta do reino a gosto. Para empanar: 1 xícara (chá) de leite; 1 xícara (chá) de farinha de rosca; óleo para fritar. Preparo: Numa panela grande, leve ao fogo o frango, a água, a cebola e o sal. Cozinhe em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela parcialmente tampada por mais 20 minutos, ou até que a carne fique macia. Retire os pedaços de frango da panela, tire a pele e os ossos e desfie a carne para ser usada no recheio. Reserve. Passe o caldo por uma peneira fina, obtendo 2 litros do líquido coado. Reserve para o preparo da massa. Recheio: Numa panela de fundo largo, frite a cebola e o alho na manteiga. Junte o tomate, o orégano e o cheiro verde, refogue até o tomate começar a desmanchar. Acrescente o frango desfiado. Corrija o sal e tempere com pimenta do reino. Reserve. Massa: Coloque o caldo de frango reservado numa panela de fundo grosso e, quando ferver, junte a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente com uma colher de pau. Cozinhe a massa em fogo brando durante 10 minutos, sem parar de mexer, até soltar do fundo da panela. Retire do fogo e espere amornar. Unte as mãos com óleo e pegue porções da massa com 1 colher (sopa), molde as bolinhas, faça uma depressão no centro e coloque ali uma porção do recheio. Feche a bolinha dando o formato de coxinha.  Se quiser, deixe em formato de bolinha. Passe a cozinha no leite e a seguir na farinha de rosca. Frite em óleo quente, poucas unidades de cada vez, até ficarem douradas. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir. Dica: A coxinha deve ficar imersa no óleo no momento da fritura.
 

Falafel pode ser servido acompanhado de pão sírio ou na hora do lanche. É típico da cozinha árabe, mas conquistou o paladar do mundo inteiro

Ingredientes: 250 gramas de grão-de-bico; 1 cebola grande picada; 3/4 xícara (chá) de salsinha picada; 3 dentes de alho amassados; ½ colher (chá) de coentro em pó; 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada; 1 batata média crua, ralada fina; 2 colheres (chá) de cominho em pó; 1 1/2 colher (chá) de pimenta síria; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de fermento em pó; óleo para fritar. Preparo: Lave bem o grão-de-bico e deixe de molho, de um dia para o outro. Passado este tempo, retire a pele do grão-de-bico e passe pelo processador. À massa de grão-de-bico acrescente os demais ingredientes, exceto o óleo. Misture bem até obter uma massa homogênea. Faça bolinhas e frite-as em óleo quente, até dourarem. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir.
 
Empanadas
Ingredientes: Massa: 1 colher (chá) de sal; 150 gramas de margarina ou manteiga amolecida;  500 gramas de farinha de trigo; água o quanto baste. Preparo: Numa superfície, coloque a farinha de trigo e faça um buraco no centro. Coloque o sal, a margarina ou a manteiga e vá adicionando água aos poucos, sempre amassando bem, até formar uma massa firme e bem misturada. Divida a massa em bolinhas do tamanho desejado. Deixe descansar durante 30 minutos, cobertas, para não ressecarem. Passado este tempo, abra as bolinhas formando discos de massa, recheie a gosto, dobre no meio e feche apertando bem as bordas da massa. Frite-as em óleo quente. Escorra em papel absorvente e sirva quentes. Recheio de Carne: 500 gramas de carne moída; 3 cebolas grandes picadas; 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga; 100 gramas de azeitonas; 2 ovos cozidos, sal e pimenta do reino a gosto. Numa panela, refogue a cebola na margarina, ou manteiga, até ficar ligeiramente dourado. Cuidado para não queimar. Junte a carne moída e tempere com sal e pimenta. Refogue durante 5 minutos. Retire do fogo e junte os ovos cortados em cubos e a azeitona picada. Empregue a seguir. Variação: Se preferir, junte pimentão vermelho picado e orégano ao recheio.

Macarrão Nutritivo
Ingredientes: 2 pacotes de macarrão tipo Miojo; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 xícara (chá) de acelga fatiada; 1 cenoura em fatias; 1 xícara (chá) de frango desfiado; 1 colher (sopa) de molho de soja. Preparo: Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra e reserve. Aqueça o azeite de oliva e frite o macarrão rapidamente. Acrescente a acelga, a cenoura, o frango, o molho de soja e 1/2 xícara (chá) de água. Assim que o molho reduzir, retire do fogo e sirva em seguida. Dica: Cozinhe peito de frango, sem peles, em água temperada com cebola e alho e um pouco de sal. Corte em cubos e use no macarrão.
 
Arroz Especial
Ingredientes: 3 colheres (sopa) de azeite; 1 dente de alho amassado; 1 talo de salsão picado; 1 tomate, sem pele e sem sementes, picado; 1 cenoura picada; 150 gramas de lentilha deixadas de molho por 6 horas; 1 cebola grande picada; 1 xícara de arroz branco pronto. Preparo: Em uma frigideira, aqueça duas colheres de azeite e refogue o alho e os legumes por 10 minutos. Junte a lentilha, cubra com água, tempere com sal e pimenta e cozinhe, em fogo baixo, até a lentilha ficar macia. Enquanto isso doure a cebola no azeite restante até ficar escura, retire da frigideira e escorra em papel absorvente. Misture o arroz com a lentilha, salpique a cebola dourada e sirva imediatamente.
  

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...