MENU

05/08/2021 às 19h56min - Atualizada em 05/08/2021 às 19h56min

FAPEMA lança Edital do Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias

Ascom UEMASUL
Acadêmicos do curso de Engenharia Florestal durante uma aula de campo em plantação de eucaliptos - Foto: Arquivo/Ascom
 
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou, no dia 28 de julho, o Edital FAPEMA/SAGRIMA/UEMA E UEMASUL nº 016/2021 do Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias, destinado a profissionais egressos nas áreas de Agronomia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, formados, no máximo, há dois anos em instituições de ensino superior do estado do Maranhão. O edital segue aberto até o dia 27 de agosto, que é a data limite para submissão das propostas online, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico de solicitação disponível na página da FAPEMA.

O Programa Institucional de Residência Profissional em Ciências Agrárias irá proporcionar aos profissionais um período de treinamento prático, orientado e supervisionado, no qual o residente será inserido no ambiente real de trabalho, oportunizando o ingresso no mercado de trabalho, unindo teoria e prática, contribuindo para que ele possa estabelecer e fortalecer suas redes de relacionamento profissional. O Convênio  foi  celebrado  entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (SAGRIMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), no dia 20 de julho, no Palácio dos Leões, na capital, São Luís.

O Programa é coordenado pela SAGRIMA, com o apoio Acadêmico e Científico da UEMA e da UEMASUL, e a  seleção dos candidatos será realizada pela FAPEMA. Estão sendo ofertadas 100 vagas, distribuídas da seguinte forma: 35 vagas para formados em Agronomia ou Engenharia Agronômica, 10 vagas para formados em Engenharia Florestal, 10 vagas para formados em Engenharia de Pesca, 35 vagas para formados em Medicina Veterinária e 10 vagas para formados em Zootecnia, com a orientação dos professores da UEMA e da UEMASUL.

A residência terá duração de um ano, com carga horária de 1.920 horas, das quais 90% são destinadas à treinamento prático profissional supervisionado e 10% ao aprofundamento teórico, por meio de seminários e discussões técnicas, em regime de 40 horas semanais. Os residentes contarão, ainda, com uma bolsa mensal de dois mil reais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »