MENU

29/06/2021 às 21h35min - Atualizada em 30/06/2021 às 09h35min

Força-tarefa captura Lázaro Barbosa Sousa

Operação foi finalizada após diversos dias de buscas incessantes em regiões de mata das cidades de Águas Lindas e Cocalzinho de Goiás. Mais de 270 agentes das forças de segurança de Goiás, DF e federais participaram da ação.

SSP/GO
Divulgação: Redes Sociais
 
Após 15 dias desde o início da megaoperação policial, no dia 14 de junho, a força-tarefa capturou, nesta segunda-feira (28/06), em Águas Lindas de Goiás, Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos. O trabalho de buscas, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), mobilizou mais de 270 agentes das forças envolvidas. Entre elas, as Polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).

O suspeito foi encontrado na madrugada desta segunda-feira, em uma mata a cerca de 4 quilômetros da casa da mãe da ex-companheira, em Águas Lindas. Segundo o secretário, Rodney Miranda, a polícia estava monitorando o criminoso, mas também recebeu denúncia de moradores da região. “Ele foi se encontrar com elas [ex-mulher e sogra]. Estávamos monitorando. Ele chegou a ameaçar os policiais falando que daria tiro na cara se entrassem na mata. Fizemos o cerco”, disse.

Durante as buscas, Lázaro Barbosa efetuou diversos disparos contra os policiais, que revidaram. Ele foi atingido e chegou a ser levado em uma viatura do Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Bom Jesus, mas não resistiu. “Ele descarregou a pistola contra os policiais e não tivemos alternativa se não revidar. Não feriu nenhum policial”, afirmou Rodney. Com o indivíduo, foram apreendidas duas armas, biscoitos, remédios, uma faca e R$ 4.400,00 em espécie. “Isso é mais uma prova que tinha gente com ele dificultando o nosso trabalho”, afirmou.

A suspeita é de que outras pessoas estejam envolvidas, algo que será agora investigado. Na última quinta-feira (24/06), duas pessoas foram presas suspeitas de auxiliar a fuga do fugitivo. Com a dupla, as equipes apreenderam duas armas de fogo e mais de 50 munições. Um dos equipamentos teria sido roubado em um dos crimes investigados. As detenções foram realizadas em Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás. Segundo a apuração, os investigados já teriam tentado retirar o criminoso do perímetro onde ocorrem as buscas.

De acordo com o titular da SSP-GO, os policiais viraram a madrugada procurando Lázaro, até que a ocorrência foi finalizada, com todos policias bem e o cumprimento do grande objetivo da operação: não deixar que o indivíduo machucasse outras pessoas durante a empreitada criminosa. “Missão cumprida. Restabelecemos a paz e tranquilidade nessa comunidade de bem”, completou.

“Era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente. Goiás não é Disneylândia de bandido”, comemorou o governador do Estado, Ronaldo Caiado.

Operação


As ações foram realizadas de forma ininterrupta na região de Cocalzinho de Goiás e em Águas Lindas, contando com o apoio de quatro helicópteros e cerca de 10 drones, inclusive aparelhos com visão noturna e sensor de calor. A força-tarefa também recebeu auxílio do Exército Brasileiro, que disponibilizou rádios comunicadores com alcance de 30 quilômetros, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que auxiliou com dois veículos para melhor comunicação das equipes e da iniciativa privada, que colocou à disposição do serviço de inteligência o aplicativo Brasil Mais Seguro, destinado exclusivamente para denúncias sobre o suspeito.

Um disque denúncia próprio para a operação também foi criado, para auxiliar o trabalho policial. A força-tarefa recebeu cerca de 5,3 mil contatos. Desse total, mais de 95% das informações repassadas pela população não contribuíram com as investigações. O aplicativo Brasil Mais Seguro, que foi disponibilizado para a força-tarefa, teve cerca de 6,8 mil donwloads. Não foram enviados sinais de alerta que pudesse contribuir com a captura do fugitivo.

Histórico criminoso


O fugitivo da Justiça é investigado por mais de 30 crimes, cometidos em Goiás, Bahia e Distrito Federal. Ele é suspeito da morte de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no DF, e do funcionário de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás. A maioria dos casos é referente a crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Durante a ação criminosa, Lázaro Barbosa invadiu propriedades rurais da região do entorno, fez três pessoas reféns e baleou outras quatro, entre elas, um policial militar. O indivíduo já possui uma condenação por homicídio, no Estado da Bahia e era também procurado por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.
 
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Caso Lázaro reacende debate sobre saídas temporárias e progressão de regime

Notícias falsas prejudicam buscas por Lázaro Barbosa, diz secretário

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »