MENU

16/04/2024 às 19h06min - Atualizada em 16/04/2024 às 19h06min

PF faz buscas em prédio de luxo e apreende armamento durante operação sobre o 8 de janeiro

Investigações Operação Lesa Pátria ainda estão em andamento

Com Informações da Polícia Federal TO / Palmas
Fuzil, pistolas e revólver, além de carregadores, muita munição e equipamentos táticos estão entre as armas apreendidas - Fotos: Divulgação / Elias Viana
 
O objetivo é descobrir quem forneceu dinheiro, apoio ou incentivo para os atos de vandalismo praticados em Brasília,  no dia 8 de janeiro de 2023 a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16/04) a 26ª fase da Operação Lesa Pátria. Aquele dia, ficou marcado pelo rastro de destruição praticado por centenas de pessoas qie invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para essa fase da Operação o Supremo expediu 18 mandados judiciais de busca e apreensão a ser realizada nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espirito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

A reportagem acompanhou o momento em que policiais federais saíram de um prédio de alto padrão localizado numa área nobre de Palmas. Eles estavam carregando armas que foram apreendidas. Até agora a PF não divulgou informações sobre quem foi o alvo da operação. 

Fotos divulgadas pela própria Polícia Federal mostram que foram encontrados um fuzil, pistolas e revólver, além de arregadores, muita munição e equipamentos táticos.

Os investigados tiveram bens e dinheiro bloqueados. Estima-se que os danos aos prédios públicos possam chegar a R$ 40 milhões.

As investigações estão em andamento, e a Operação Lesa Pátria continua acontecendo, com atualizações sobre os mandados de busca e as pessoas presas.

A Polícia Federal informou que são investigados os crimes de: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

OPERAÇÃO LESA - A Operação Lesa Pátria é uma série de investigações conduzidas pela Polícia Federal, focando em identificar financiadores, participantes e organizadores de atividades golpistas relacionadas aos ataques aos prédios dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023. A Polícia Federal considera essa operação como uma iniciativa contínua, com atualizações regulares sobre o número de mandados judiciais emitidos, pessoas detidas e fugitivos. A Operação Lesa Pátria representa a maior ação policial realizada no Brasil desde a Operação Lava Jato (2014-2021).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »