MENU

10/04/2024 às 17h41min - Atualizada em 10/04/2024 às 17h45min

Cassados, Wellington do Curso e Fernando Braide entrarão com recurso contra decisão do TRE-MA

Com Informação das assessorias dos deputados Fernando Braide e Wellington do Curso
Deputados Fernando Braide (PSD) e Wellington do Curso (Novo) - Foto: Reprodução / Montagem
 
O TRE-MA concluiu nesta terça feora (09) o julgamento da Ação da Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por fraude à conta de gênero contra o PSC e, por 5 a 2, confirmou a cassação de todos os votos da chapa do partido nas eleições de 2022. Com a decisão os deputados Fernando Braide (PSD) e Wellington do Curso (Novo) tiveram os mandatos cassados mas não serão afastados de imediato. 

Apesar de estarem em outros partidos, os deputados são atingidos diretamente uma vez que foram eleitos pelo PSC. De acordo com a decisão, a fraude foi caracterizada em relação a duas candidatas consideradas laranjas: Claudia Guilhermina e Vitória Gabriela.

Os deputados Wellington do Curso e Fernando Braide afirmam que irão recorrerão da decisão ao TRE-MA e o caso será analisado também no Tribunal Superior Eleitoral. Em ambos os recursos, permanecem no cargo, Caso não consigam reverter, podem recorrer até ao STF, mas neste caso, já afastados do mandato. “Iremos recorrer aqui e também brigar lá no TSE”, disse Fernando Braide. 

Os dois parlamentares apontarão falhas no julgamento e até suspeição de um dos julgadores por envolvimento com a parte interessada. O filho de uma magistrada supostamente estagiava no escritório do filho de um dos autores da ação, segundo os deputados.

Fernando e Wellington alegam que não tiveram participação na formação da chapa e não cometeram crime. De acordo com eles, uma das candidatas citadas como laranja enfrentou durante a campanha problemas de saúde e na família e por isso não teve votação expressiva.

 

Conluio

Em discursos e entrevistas concedidas desde a última semana, Fernando Braide tem exposto sua opinião sobre a situação e apontado a existência de um conluio que envolve desde acusadores do PSC por suposta fraude à cota de gênero até membros do governo.

“Se existe um conluio, é da parte acusadora, onde são três os acusadores. Um, é do partido do governador e ocupa cargo de secretário de estado; outro é o marido da senadora Eliziane Gama, que tem dois irmãos como membros do governo do estado; além do terceiro acusador que tem relação com membros do TRE, inclusive com uma julgadora do caso”, argumentou o parlamentar em entrevista concedida nesta terça-feira (9).  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »