MENU

31/12/2023 às 08h38min - Atualizada em 31/12/2023 às 08h38min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

 
Um Conto Gay de Natal

Com altas doses de risadas e repleto de situações inusitadas, o escritor Felipe Fagundes traz mais uma “desventura” de Diego e seus sobrinhos no spin-off de Natal de “Gay de Família”, obra lançada pela Cia. das Letras que colocou o autor em evidência no cenário da literatura LGBT+ nacional. “Um Conto Gay de Natal” traz novamente o protagonista Diego para o centro da trama. Ele que já está calejado, sabe que seu irmão só liga para ele em duas situações: no Natal e quando precisa de um favor. Mas dessa vez, unindo o inútil ao desagradável, Diogo decide inovar e pede um favor natalino: que Diego seja o Papai Noel na festa da escola dos sobrinhos. O problema é que o protagonista odeia o Natal. E fazer favores. Fugindo de todas as comemorações e decidido a deixar o irmão se virar, Diego recebe a visita de três espíritos natalinos (tal qual Ebenezer Scrooge) que são a cara dos seus amados sobrinhos e trazem a mensagem de que o Natal quer fazer as pazes. Assim, ele se vê obrigado a pegar na mão das crianças, viajar no tempo e confrontar seus fiascos natalinos. Diego terá que decidir se vale a pena se abrir e correr o risco de ter o pior Natal de todos… ou o melhor. Nesta releitura do clássico “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, Felipe Fagundes traz de volta os amados personagens de “Gay de Família” numa história cheia de humor e magia para todos que amam o Natal, mas principalmente para aqueles que cerram os dentes quando dezembro vem chegando. E para quem ainda não leu o livro que deu origem aos personagens desse conto, não é preciso ter lido a obra para depois se deliciar com o spin-off. O livro tem 272 páginas.
 

Mente de Aço, Atitudes de Ouro

Enquanto o coração bombeia sangue pelo corpo para que ele funcione em perfeitas condições, o cérebro é o órgão responsável por impulsionar as ideias que geram as ações. Neste lançamento do professor Tiago Tabajara, o leitor vai descobrir por meio da Neurociência como os pensamentos são capazes de influenciar as atitudes que indicarão se uma carreira ou empresa irá alcançar o êxito, ou não. “Mente de Aço, Atitudes de Ouro”, publicado pela Citadel Grupo Editorial, reúne informações e ferramentas que ajudam o leitor a compreender a si mesmo, ao outro e a sociedade como um todo. A análise é feita levando em conta aspectos como a mentalidade das diferentes gerações e como cada uma pensa a relação com o trabalho, além do perfil psicológico dos indivíduos. O objetivo de Tabajara é mostrar como cada pessoa pode treinar o cérebro para gerar a mudança que deseja na própria vida, além de desenvolver a autoestima, constância e resiliência necessárias para lidar com conflitos e modificar hábitos que não contribuem para o crescimento profissional. Por isso, a obra é direcionada não apenas aos líderes e empreendedores, mas a todos que desejam evoluir na carreira. Especialista em Neurociência aplicada aos negócios, Tiago Cavalcanti Tabajara é pioneiro do segmento no Brasil. Com título de mestre e PhD em Neuromarketing conquistados nos EUA, dedicou os últimos 13 anos a compartilhar conhecimentos inovadores para a área como professor, palestrante e consultor de empresas. É também criador do primeiro MBA em Neurobusiness do Brasil e liderar o Programa de Mestrado Americano "Master of Science in Neuroscience for Business”. O livro tem 208 páginas.
 

Antologia Literária

Alunos com muitas histórias para contar, vidas carregadas de lutas e batalhas, pessoas que diante da necessidade precisaram mudar o rumo da vida e deixar os bancos escolares. Esse é um pouco do roteiro da vida dos alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos) e CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) da cidade de São Paulo, que agora também são autores! O livro “Antologia Literária” foi escrito por pessoas como Edison da Silva, de 53 anos, paulistano, criado no bairro Santa Mônica, que estudou em uma escola estadual, mas no 7º ano do Ensino Fundamental, por necessidades econômicas, precisou largar os estudos e começar a trabalhar. Outra autora é a Maria Lúcia Vieira Barros, de 63 anos, que migrou de Pernambuco para São Paulo e não conseguiu seguir com os estudos e hoje busca terminar o Ensino Médio e depois estudar Psicologia. O livro conta com 128 escritores em um total de quatro escolas. A ideia é pioneira e surgiu ainda no início deste ano, durante a 12ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo, tradicional evento da cidade. Todos os anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação é lançado um livro dos alunos e um dos professores que participaram das atividades da Semana. Edison da Silva, ao lado de outros colegas, escreveu um acróstico tendo a palavra diversidade como raiz, de onde surgiram outras palavras como humanidade, diálogo, amor e empatia, formando uma escrita poética. Vale a pena conferir! Livro organizado por Eliseu Gabriel.
 

Será que Ele É?

Mesmo em dias atuais, ainda é difícil para alguns setores da sociedade, principalmente os que envolvem a fé, aceitarem as pessoas de orientações sexuais que não as ditas “comuns” por eles mesmos (heterossexuais). Imagine como seria para alguém que pensa, sente e ama diferente desses padrões “tradicionais”, conviver por anos nesse meio, calado, por medo de julgamento e a culpa que carregava por ser quem é.  Foi essa a vida que Gil Monteiro, cantor cristão com mais de 2 milhões de plays na maior plataforma de áudio só em 2023 teve de se sujeitar até, em junho de 2022, se assumir gay perante sua família, amigos e sociedade. Seu livro de estreia conta com um título mais que sugestivo: “Será que Ele É?” no qual o leitor tem a chance de conhecer essa caminhada e conhecer melhor como vive e como sente uma pessoa que não via outro caminho senão trancar-se no armário, como diria o jargão popular. A obra conta com prefácio do ator Carmo Dalla Vecchia, amigo de Gil. O livro tem 184 páginas e é um lançamento independente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »