MENU

29/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 29/12/2020 às 00h00min

Educação ambiental realizou mais de 900 ações em quatro anos

Atividades envolvem revitalização de riachos, palestras, blitz educativa, plantio e doações de mudas

Léo Costa
Ascom/PMI
Foto: Arquivo/Ascom
De 2017 ao inicio de dezembro deste ano, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou 906 ações de educação ambiental.

De acordo com a titular da pasta, Rosa Arruda, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o município desenvolveu importantes ações na área ambiental. “Estamos vivendo em uma cidade em que seu gestor tem investido na qualidade de vida de população e não tem como garantir qualidade de vida sem cuidar do meio ambiente. São muitas ações desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos. Os imperatrizenses podem ter certeza que o meio ambiente é pensado e tratado com responsabilidade pela administração municipal”, enfatizou Rosa Arruda.

Dentre as ações desenvolvidas pela Semmarh, estão 10 projetos de educação ambiental: Água é vida - Proteger nascentes é garantir a preservação do Rio Tocantins; Semana do Meio Ambiente - Preservar o meio ambiente é preservar a vida; Agente faz Coleta Seletiva; Verão Agente Faz Praia Limpa; Antiqueimadas; Semana da Árvore - Cultive áreas verdes e invista no futuro do planeta; Plano de Arborização Urbana e Paisagismo; Renascer das Nascentes; Horta Orgânica nas Escolas e Agenda Ambiental na Administração Pública, A3P.

Também foram realizadas 39 blitz urbanas em pontos estratégicos da cidade, desenvolvendo a educação ambiental com entrega de panfletos educativos, lixo de câmbio de carro “lixo car”, exposição de banners e colagem de adesivos nos carros, 740 vistorias de poda e corte de árvores urbanas. Objetivo é assegurar a regularização desse serviço, 117 palestras educativas relacionadas ao meio ambiente, ministradas em instituições de ensino e empresas.

A diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, ressalta que as atividades de Meio Ambiente foram mantidas, mas com um diferencial do período antes pandemia. “Mantivemos nossas atividades, mas queremos ressaltar que devido à pandemia da Covid 19, a maioria das ações aconteceram por meio de mídia digital, atendendo orientações sanitárias”, disse.

Além disso, aconteceram vistorias em espaços públicos para planejamento e desenvolvimento de paisagismo, arborização e tratos culturais, irrigação, poda de árvores, controle de pragas, roço e limpeza dos chafarizes da Praça Mary de Pinho, Praça da Cultura e Praça da Bíblia.

Durante as ações também foram plantadas 8.468 mudas de plantas e árvores nativas e frutíferas em pontos diversos da cidade e 49.040 mudas de árvores arbóreas e frutíferas doadas para a população em ações de educação ambiental e diretamente no Viveiro Municipal, no Parque Alvorada I, totalizando 57.508 mudas entre doadas e plantadas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »