MENU

14/09/2023 às 19h25min - Atualizada em 14/09/2023 às 19h30min

Vilson Soares entrega de títulos de propriedades rurais em João Lisboa

Prefeito reiterou a luta dos trabalhadores rurais e o incentivo do governo municipal à agricultura familiar

Gil Carvalho
Foto: Divulgação
 
João Lisboa – O prefeito Vilson Soares, acompanhado do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), José Carlos Nunes Júnior, o Zé Carlos; o diretor regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Valdinar Barros; vereadores; secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores dos assentamentos Pingo de Ouro e São Benedito realizou a entrega de títulos de propriedades rurais aos assentados dos projetos de reforma agrária em João Lisboa.

O secretário de Agricultura, Raimundo Soares Neto, o Nego, que é filho de trabalhador rural, destacou que “essa cerimônia representa uma grande conquista para todos que moradores nestes assentamentos, pois passarão a ter acesso a linhas de crédito pelas instituições financeiras, fortalecendo a agricultura familiar em João Lisboa”.

“Todos sabem que só quem é dono é quem registra o imóvel; se você não registra a propriedade rural corre o risco de perdê-la”, disse ele, que alertou os beneficiários com título de propriedade para que busquem instituições financeiras ligadas ao governo federal que possuem as menores taxas do mercado.

Para o diretor da Agerp, Valdinar Barras, “esse é um momento histórico e representa uma luta de mais de 30 anos das famílias assentadas, pois tivemos uma grande luta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, advogados, Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (Centru); da igreja católica e dos parceiros do município de João Lisboa”.

“Essa é uma coroação de um momento extraordinária da luta pela terra, da luta por um espaço patrimonial com título legalizado para cada família, além do respeito e a dignidade para cada trabalhador rural”, diz ele, ao observar que as instituições bancárias avaliam de forma diferenciada para quem possui título de propriedade rural.

O prefeito Vilson Soares lembrou da longa batalha dos trabalhadores rurais que conquistam, depois de mais de três décadas, o direito à propriedade definitiva do imóvel rural. “Muitos colocaram a própria vida em risco para ter esse direito conquistado. Mas hoje, graças a Deus, essa conquista chegou na vida de cada trabalhador rural beneficiado hoje com o título de propriedade”, pontuou.

Na ocasião, o chefe do Poder Executivo lembrou a luta do sindicalista Cosmo Rodrigues, que não pôde comparecer por questões de saúde, mas que a classe dos trabalhadores rurais reconhece também a sua luta pelo processo de legalização destas propriedades rurais.

“Nós temos uma extensão rural muito grande, pois fazemos divisa com os municípios de Amarante do Maranhão, São Francisco do Brejão, Bom Jesus das Selvas, Senador La Rocque, entre outros municípios que totalizam mais de oito projetos de assentamentos em João Lisboa”, concluiu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »