MENU

10/09/2023 às 20h17min - Atualizada em 10/09/2023 às 20h17min

Governo do Maranhão garante transporte para pessoas com mobilidade reduzida na 63ª Expoema

Da Assessoria
Secom/MA
Os beneficiários do programa têm aprovado iniciativa - Foto: Gilson Ferreira
  
A Expoema está na sua 63ª edição, e como a maior feira agropecuária do estado, tem atraído um grande público diariamente. Para garantir que todos tenham acesso e possam visitar a exposição, o evento conta com espaço adaptado e exclusivo para pessoas com deficiência. E, para dar ainda mais mobilidade ao público, o Governo do Maranhão está garantindo transporte gratuito, confortável e seguro, por meio do Programa Travessia para as pessoas com deficiência.


O transporte é destinado a cadeirantes, pessoas com autismo, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes. No local, foi preparada uma área com proteção, tablado para cadeiras de rodas e espaço aos acompanhantes.

A diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Isabele Passinho, destacou que o serviço garante igualdade de oportunidade para todas as pessoas.

“A gente recebe muitas mensagens das famílias, falando que as pessoas com mobilidade reduzida têm dificuldades para participarem dos eventos, e que esse serviço permite que elas possam se deslocar com segurança, conforto e dignidade. Assim, todos podem desfrutar dessa festa maravilhosa que o Governo do Estado está promovendo”, afirmou Isabele Passinho.

 

Aprovação do público

E os beneficiários do programa têm aprovado a iniciativa. É o caso da estudante Jéssica Luane, de 18 anos. “O Travessia me proporciona momentos muito lindos e especiais, porque sem esse programa eu não teria como ter vindo aqui. E além de vir aqui, o programa me permite ir para o esporte, para meus tratamentos, então, é muito importante”, afirmou.

Quem também aproveitou o programa para conhecer a Expoema foi o auxiliar administrativo Raimundo Cutrim. “Com o Travessia a gente tem acessibilidade para ir para o lazer, para o trabalho e outras atividades. E esse trabalho é muito importante para nós porque garante nossos direitos. Para mim seria muito difícil vir para o Expoema sem o apoio do Travessia”, contou.

Com boa visibilidade, o público acompanhou as apresentações e desfiles dos animais, uma das agendas mais aguardadas. No espaço de shows, também foi destinada área exclusiva de acessibilidade. 

 

Programa Travessia

O Programa Travessia foi implantado em 2016, e está presente em 46 cidades do Maranhão, divididas em 13 regionais (São Luís, Imperatriz e Açailândia, Pinheiro e Bacabal, Timon e Caxias, Codó, Matões do Norte, Presidente Dutra, Caxias, Santa Luzia do Paruá e Balsas). A iniciativa proporciona o ir e vir para atividades diversas - estudo, trabalho, prática esportiva, tratamento de saúde, lazer e outros - a este segmento da população.

A iniciativa atende em quatro modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade, Travessia Saúde e Travessia Neurodiversidade, sendo mais de 10,5 mil cadastrados, entre usuários fixos e eventuais. O programa conta com 29 veículos, incluindo 17 vans adaptadas para cadeira de rodas, quatro Spins para atendimento de crianças com hidro e microcefalia, sete vans convencionais para o transporte de idosos e pessoas em tratamento de saúde, e a mais recente, que contempla pessoas com autismo, contando com van exclusiva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »