MENU

07/09/2023 às 18h00min - Atualizada em 07/09/2023 às 18h00min

Livros & Leitura

Leia e comente!

Da Redação
GB Edições

Minhas Três Primaveras

Não é novidade, mas devemos lembrar: a cada quatro minutos uma mulher é violentada no Brasil. Esse cruel mundo ganha as páginas do novo livro da jovem escritora Renata Christiny. A obra “Minhas Três Primaveras”, publicada pela 3DEA Editora, faz um paradoxo com o nome da personagem principal, Luz, para mostrar que sua vida é uma profunda escuridão, em que a luminosidade mais próxima é a morte. Apesar de querer chegar ao fim apenas com um golpe fatal, Luz passa por muito sofrimento até seus últimos instantes, assim como acontece com muitas mulheres brasileiras. O livro tem na sua narrativa uma carga dramática de angústia e intensidade. Com cenas fortes e violentas, o leitor vai se confrontar com uma história real para retratar mulheres que são abusadas tanto fisicamente quanto psicologicamente. A autora costura o texto de um modo em que o leitor já tem o final planejado na cabeça, mesmo assim, Renata consegue surpreender quem se debruça nos capítulos finais. São 398 páginas divididas em 43 capítulos de uma composição delicada para abordar um tema sempre difícil de lidar.
 

Cinco Máscaras

Qual seria o impacto mundial com a descoberta da cura de todas as doenças?! Com medo de que a informação caísse em “mãos erradas”, seis cientistas esconderam esse tesouro “a cinco chaves”. Quem revela esse cenário que, infelizmente, está presente somente na literatura, é o jornalista e tradutor Carlo Antico, na obra “Cinco Máscaras”. Prince Lafitte, personagem principal dessa história, é apaixonado por bandeiras desde criança. Na vida adulta o hobby virou profissão: a vexilologia, estudo de bandeiras, é a realização profissional do protagonista. Não podia ele imaginar que o conhecimento seria essencial na busca de uma lenda perdida. Tal busca inicia após Prince perder uma de suas melhores amigas para o câncer e, ainda de luto, descobrir que outro companheiro terá de enfrentar a mesma luta pela vida. A única chance de salvar o amigo é seguir pistas espalhadas pelo mundo e usar toda a sua experiência como vexilologista. O objetivo é encontrar cinco máscaras, chaves que abrem um tesouro escondido que guarda a cura. História, mistério, fantasia e ação recheiam a obra. O livro tem 207 páginas e é da Editora Labrador.
 

Questões de Viagem

"Teria sido melhor ficar em casa, onde quer que isso seja?", pergunta Elizabeth Bishop no poema que dá título ao livro. Publicado em 1965, o volume “Questões de Viagem” é dividido em duas partes: "Brasil", que inclui onze poemas, e "Outros Lugares", com um conto e cinco poemas. Estão aqui os célebres "Chegada em Santos", "Manuelzinho" e "O Ladrão da Babilônia", que revelam o olhar inquieto, arguto e mordaz da escritora que em 1951 desembarcou no porto de Santos para passar duas semanas no país, mas acabou ficando por quase vinte anos. Considerada uma das poetas mais notáveis do Século XX, Bishop é autora de uma obra monumental e, ao mesmo tempo, concisa: em vida, publicou apenas 101 poemas. Ao observar o mundo com genuína curiosidade, sua poesia examina a própria natureza humana, caótica e ambígua, e demonstra o desejo de pertencer a algum lugar. Disponível em e-book pela Editora Companhia das Letras.
 

Ensaio Sobre a Crise da Felicidade

Por que temos a sensação de que sempre falta algo em nossas vidas? Parece que não conseguimos nos encaixar nas diversas possibilidades existentes de como viver. Atualmente, constatamos a grande quantidade de pessoas, de diferentes idades, perdidas e sem rumo, que vivem de forma automática, sem propósito e objetivo definido. O que aconteceu com a geração atual? O autor Antoine Abed identifica uma crise da sociedade contemporânea, fazendo uma reflexão sobre como vivemos e, com a ajuda de Bauman, Epicuro e outros pensadores, apresenta-nos uma crítica aos valores atuais. Desenvolve, ainda, a ideia do "Saber Perder", que, em sua visão, é a virtude necessária para o indivíduo contemporâneo seguir sua trajetória sem perder o foco do que realmente é importante. Com 84 páginas, o livro é da Editora Albatroz.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »