MENU

19/08/2023 às 12h18min - Atualizada em 19/08/2023 às 12h18min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

A Menina e o Trem

“A Menina e o Trem” resgata um dos momentos mais sombrios da história do Brasil: a tragédia do Hospital Colônia de Barbacena, o maior manicômio do país, onde pelo menos 60 mil pessoas perderam a vida em quase nove décadas de funcionamento. Por ter crescido no lugar que ainda hoje é considerado por muitos como a “Cidade dos Loucos”, o escritor Evandro Aléssio envolve os leitores em um livro de suspense, mas também apresenta fatos que inspiraram várias passagens e personagens da ficção. O enredo se passa entre os anos de 1975 e 1979. Júlia é a filha do fazendeiro mais rico de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais e é atormentada por sonhos com trens nazistas. Ela começa a namorar um jovem camponês quando é surpreendida por uma gravidez indesejada. Então, em nome de uma suposta preservação da honra da família, seu pai a interna no manicômio. A história se assemelha a de muitos pacientes do Hospital Colônia. Estima-se que 70% das pessoas internadas não tinham doenças mentais; a maioria era composta por excluídos da sociedade, os chamados “calos sociais”, como pessoas em situação de rua, andarilhos e alcoólatras, além de mães solteiras, idosos e PcD. As péssimas condições de tratamento estavam entre as principais causas de óbitos. O escritor utiliza de vários recursos criativos na obra: variação de cenários, mudanças de narradores, protagonismo compartilhado, envolvimento de instituições como a Maçonaria, a Polícia Civil e a EPCAR, cortes na trama para introduzir fatos históricos, além de incluir duas “teorias da conspiração”. Resultado de 16 anos de escrita, entrevistas com a comunidade de psiquiatria e mais de 10 mil horas de dedicação, “A Menina e o Trem” é um romance para os leitores conhecerem de perto uma das maiores tragédias do país. É uma parte da história que a pacata cidade mineira de Barbacena gostaria de poder esquecer. O livro tem 488 páginas.
 

Finais Violentos

Como seria a história de Romeu e Julieta se vivessem na China nos anos 1920? É isso que a escritora chinesa Número 1 do “New York Times”, Chloe Gong apresenta em “Finais Violentos”, sequência do best-seller “Prazeres Violentos”, publicados no Brasil pela Alta Novel Editora. Neste reconto do clássico de William Shakespeare, a autora retoma a jornada de dois jovens de gangues rivais: Roma, da família dos Rosas Brancas, e Juliette, dos Escarlates. Após uma doença misteriosa atingir Xangai e colocar em risco a vida de todos, eles precisam deixar de lado as diferenças e se unir por um bem maior: impedir que uma misteriosa doença acabe com a cidade. Em meio a segredos sombrios e guerra, Roma e Juliette encontram um no outro o amor, o pertencimento e o companheirismo que não recebiam de suas famílias. Neste livro, que encabeçou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do “New York Times” em 2023, o leitor acompanhará os protagonistas um ano após vencerem a batalha que se iniciou em “Prazeres Violentos”. Com a rivalidade familiar ainda mais evidente, Juliette precisará sacrificar seu relacionamento com Roma para protegê-lo. Porém, um novo perigo monstruoso emerge em Xangai e, embora os segredos os mantenham separados, os jovens precisam cooperar novamente entre si se quiserem acabar com a ameaça para sempre e reivindicar o seu amor. O livro tem 496 páginas.
 

À Deriva

Depois de um mal terrível ter sido lançado sobre a humanidade, metade das pessoas entraram em um sono tão profundo que mais pareciam estar mortas. Dos que acordaram, parte havia se tornado vampiro, enquanto o restante precisava lutar pela própria sobrevivência. Esta é a premissa de “A Noite Maldita”, livro de André Vianco, que acaba de ganhar continuação pela Citadel Grupo Editorial. No lançamento “À Deriva”, o autor apresenta a história de São Vitor, a primeira fortaleza a erguer muros no interior de São Paulo para impedir o avanço dos noturnos e salvar os adormecidos na esperança de que em breve acordem. Enquanto os médicos do local trabalham para encontrar a cura para ambos, um grupo de resistentes desafia o conselho de emergência do forte e parte para a capital com o objetivo de resgatar aqueles cujo sono os torna presas fáceis para os vampiros. Ao mesmo tempo em que acompanha o desenrolar da guerra entre humanos e sugadores de sangue, o leitor descobre que as boas intenções dos personagens camuflam ambições capazes de colocar todos em risco. O ex-policial e líder da resistência Cássio Porto, por exemplo, nunca escondeu o desejo de reencontrar os sobrinhos durante as expedições na capital. Já Dr. Graziano nenhuma vez mencionou seus verdadeiros interesses na vacina de cura dos vampiros. Qual seria o real propósito deste trabalho? Pânico e desespero dão o tom deste terror nacional aguardado pelos fãs de André Vianco, conhecido pelo cenário nacional das narrativas. Ambientada na Grande São Paulo, “À Deriva” mistura a temática vampiresca a dramas reais como a falta da família, tráfico de drogas e conflitos amorosos. Uma história de horror que poderia muito bem representar o mundo real daqueles que estão perdidos em um mar de caos. O livro tem 432 páginas.
 

O Fator de Atração

A maior parte das pessoas trabalha duro, se esforça para ter dinheiro, uma boa carreira, amor e sucesso, mas nem sempre sente que alcançou o que desejava. Você é uma dessas pessoas? Então, saiba que para o guru espiritual Joe Vitale, o sucesso não depende daquilo que você faz – mas sim daquilo que você é. Em “O Fator de Atração”, lançamento da editora Cultrix, Vitale mostra como conquistar riqueza, amor, prosperidade e o que mais você almejar, com passos simples para desenvolver e exercitar. Ele combina técnicas tradicionais de autodescoberta espiritual com princípios comprovados de marketing para criar um livro único no gênero, que nos ensina a levar uma vida feliz tanto na vida pessoal quanto nos negócios. Com senso de humor e palavras sinceras de encorajamento e exemplos reais, Joe Vitale, que já foi sem-teto antes de se tornar um orador de raro talento, mostra como é fácil mudar as condições de vida em cinco passos práticos. “Se você quiser que o mundo seja mais feliz, mais saudável e mais próspero, comece contribuindo com a presença de uma pessoa feliz, saudável e próspera: você”, diz Vitale. O livro traz exemplos pessoais e exercícios práticos, além de um teste de QI para diagnosticar qual seu poder de atração para conquistar o que você deseja e também mostra como descobrir o seu QI da prosperidade. Joe dedica um capítulo especial para detalhar como você pode atrair dinheiro e demonstra como eliminar a negatividade, ensina ainda como escolher um desafio que valha mesmo a pena e como descobrir o que você realmente quer (nem sempre é tão óbvio quanto imaginamos). Independente da busca individual que cada um, este livro ensina a conhecer nosso verdadeiro potencial e compreender como receber o que já é nosso por direito. O livro tem 288 páginas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »