MENU

21/07/2023 às 19h51min - Atualizada em 21/07/2023 às 19h51min

Após 100 anos de lutas, quilombo ganha titulação de área com mais de 290 hectares no Tocantins

Localizado no município de Conceição do Tocantins, o Quilombo Matões conseguiu titularizar mais de 290 hectares.

Pedro Thiago Macedo e Rafaela Mazzola
Ascom Itertins
A Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Matões recebe títulos definitivos, proporcionando segurança jurídica aos quilombolas, situados no município de Conceição do Tocantins. - Foto: Ascom Itertins/Divulgação

  
Após 100 anos de lutas, o Quilombo Matões finalmente pode declarar sem medo, que as propriedades localizadas no município de Conceição do Tocantins agora possuem Título Definitivo. Nesta quarta-feira, 19, o Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins) entregou os documentos para a presidente da Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Matões, Domingas Borges.

Cerca de 300 quilombolas moram nas propriedades, que possuem a área com mais de 290 hectares. “Depois de muito lutarmos, conseguimos esse documento que vai deixar a gente fazer melhorias, como instalar energia elétrica, conseguir investimento para fazer uma horta boa no terreno que conquistamos”, declarou Domingas Borges.

É o que complementou o presidente do Itertins, Robson Figueiredo. “O progresso chegando aos povos originários, que com a legalidade dos terrenos, poderão promover o desenvolvimento para uma melhor qualidade de vida. Essa é uma preocupação do governador Wanderlei Barbosa com os todos os tocantinenses, oferecer mais cidadania e dignidade”, ressaltou.

Ao participar da entrega, o vice-presidente do Itertins, Denner Martins apontou que a órgão está empenhado para agilizar a regularização fundiária. “É proporcionar segurança e consequente desenvolvimento”, afirmou.

A garantia do acesso à terra pelos povos quilombolas foi uma das primeiras demandas acompanhadas pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) desde a sua criação, em janeiro deste ano. "É o reconhecimento fundamental que os Quilombolas são filhos dessa terra e tenham direito à ela por luta, por amor e resistência", destacou a secretária da Sepot, Narubia Werreria. 

“Como a nossa secretaria é transversal, a demanda vinda da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) em conjunto com Itertins e Ministério Público Federal (MPF) trouxe esse resultado que há muitos anos a comunidade está lutando”, comentou a secretária executiva da Sepot, Cristiane Freitas.
 

Em março deste ano, instituições públicas se mobilizaram para agilizar a regularização fundiária nos quilombos tocantinenses. - Taty Vargas/Itertins  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »