MENU

12/07/2023 às 17h35min - Atualizada em 12/07/2023 às 17h35min

Justiça de Proximidade leva mais ações internas a João Lisboa

Servidores e servidoras aprendem sobre medidas de sustentabilidade, direitos, deveres, planejamento, benefícios e estrutura. Itinga do Maranhão recebe programa nesta quarta, 12

Ascom/TJMA
Agência TJMA de Notícias
Servidores e servidoras souberam que o papel, embora reciclável, não deve ser amassado ao ser descartado, porque aumenta o volume do lixo e dificulta a reciclagem - Foto: Divulgação: Ribamar Pinheiro
 
João Lisboa - Você sabe qual o peso do consumo de água e de energia numa unidade do Judiciário? E por que o peso da qualidade de vida e da gestão de resíduos é mais alto? O que um servidor ou servidora precisa fazer para aumentar sua produtividade e quais os direitos que tem? Esclarecimentos para essas e outras dúvidas foram apresentadas ao pessoal que trabalha no Fórum da Comarca de João Lisboa, a 639 km de São Luís de São Luís, na Região Tocantina, nesta terça-feira (11/7), segundo dia das ações internas concentradas do Programa Justiça de Proximidade em sua 10ª edição.

A palestra sobre “Índice de Desempenho de Sustentabilidade no TJMA”, com Vitória Colvara, do Núcleo Socioambiental, explica como servidores e servidoras podem colaborar para o alcance de taxas de boas práticas no Judiciário maranhense.

Nas metas previstas na Resolução Nº 400/21 do CNJ, como orientação para os tribunais, com pesos diferentes para índices de sustentabilidade, os consumos de água e de energia elétrica têm peso 1, porque o Conselho entende que um Tribunal, como instituição pública, tem uma certa limitação em racionar, pela necessidade de atender ao público – embora o esforço contínuo pela redução possível seja sempre estimulado.

Já o índice de Qualidade Vida, que tem peso 5, e o de Gestão de Resíduos, peso 3, são mais altos porque o servidor e a servidora têm a capacidade de controlar o que consome, o que gera de resíduo e como vai realizar a disposição final desse resíduo, explica a integrante do Núcleo Socioambiental, que teceu elogios à equipe do Fórum de João Lisboa.

“Eles tiveram redução de impressão, no consumo de água. Só tiveram um probleminha com relação à energia”, problema esse que foi esclarecido, segundo Vitória Colvara.

“A gente aprendeu a importância de cuidar do meio ambiente e a questão da sustentabilidade, que o pouco que eu faço vai impactar na vida de outras pessoas no futuro”, disse a auxiliar judiciária Denise Oliveira, que achou interessante a preocupação do TJMA com a sustentabilidade.

SEM AMASSAR
Os servidores, servidoras e as pessoas que colaboram com a unidade também se surpreenderam quando souberam que o papel, embora reciclável, não deve ser amassado ao ser descartado, porque aumenta o volume do lixo e dificulta a reciclagem; e que, fora do local de trabalho, na hora de comprar cerveja, é melhor optar pelas latinhas, já que o Brasil é campeão em reciclagem de metais. Mas se a escolha for por garrafa, deve dar preferência às de 600 ml, que são retornáveis, ao contrário das long neck.

“Vamos reduzir. Muitas novidades para mim aqui’, sorriu a estagiária Mayra Souza.

MAIS SURPRESAS
Na “Roda de Conversa sobre direitos e deveres com o RH”, com Flávia Gomes Ximenes Aragão (em pé, na foto abaixo), da Divisão de Direitos e Deveres da Diretoria de Recursos Humanos, as servidoras e servidores da Comarca se surpreenderam com direitos que não usufruem. 

“Dos benefícios, auxílios. Foi o que tirou mais as minhas dúvidas. Tinha muitas coisas que eu não sabia que tinha direito”, revelou a assessora de administração Clara Oliveira.

O secretário judicial Abner O’Meara confirmou que o Justiça de Proximidade levou informações importantes que ele não tinha conhecimento, como o programa Meritus. “Tanto que alguns servidores ficaram bem engajados de participar do próximo edital que abrir”, contou, garantindo que será um dos próximos participantes.

Para Flávia Ximenes, o aplicativo do TJMA será uma ferramenta de grande importância na comunicação eficaz com o servidor.

O juiz auxiliar da Presidência do TJMA José Nilo Ribeiro voltou a reforçar o trabalho desenvolvido pelo programa Justiça de Proximidade para proporcionar melhores condições de estrutura e de benefícios.

E Káty Morais, da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA (Agem) levou ao público interno da Comarca as palestras “Prêmio CNJ de Qualidade 2023! Como posso contribuir?” e “A estratégia do PJMA vem até você”.

O juiz Haderson Rezende Ribeiro, titular da 2ª Vara e diretor do Fórum de João Lisboa, considera o Justiça de Proximidade um programa muito bom, para que servidores e servidoras tenham acesso a informações e serviços, e disse que todos(as) ficaram bastante satisfeitos.

“Além disso, traz esclarecimentos dos direitos para os servidores e bastante conhecimento para o pessoal aqui do interior, que, às vezes, fica um pouco distante da capital”, acrescentou.

BEM E DEPRESSA
O programa Justiça de Proximidade, que tem como tema “Fazer bem e depressa por uma Justiça de proximidade”, é uma ação itinerante que realiza serviços internos de aprimoramento nas áreas judiciais, administrativas e extrajudiciais, de recursos humanos, engenharia, segurança institucional, informática e tecnologia da informação, por parte das diretorias, unidades administrativas e judiciais da Justiça estadual. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »