MENU

18/06/2023 às 09h04min - Atualizada em 18/06/2023 às 09h04min

Atividades abordam a violência contra pessoas idosas

A Prefeitura está organizando ações para debater a temática e oferecer momentos de descontração.

Regilson Borge
Ascom/PMI
Parte da programação ocorre na Casa do Idoso Feliz e em alguns Cras da cidade. (Foto: Assessoria)

  
Com o intuito de fortalecer a política de proteção às pessoas idosas, a Prefeitura de Imperatriz está realizando a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que ocorrerá até a próxima segunda-feira (19). A programação está sendo executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Casa do Idoso Feliz.

Além da participação da sociedade civil e dos órgãos de justiça, que contribuem para a realização das discussões e atividades voltadas aos idosos, estão sendo realizadas palestras nesta sexta-feira (16) nos Cras Bom Jesus, Santa Lúcia e na Casa do Idoso Feliz, junto com uma panfletagem pelo Centro.

No encerramento, na segunda-feira (19), haverá uma ação na zona rural, no povoado Coquelândia, e uma palestra no Cras Bacuri. “Nosso objetivo é pensar em um mundo mais acolhedor e seguro para os idosos, por isso elaboramos a programação para fazê-los se sentirem melhor e destacar a rede de proteção para eles”, afirma a coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre.

 

Como identificar casos de violência

Um dos tipos de casos mais comum é a negligência, quando os idosos são deixados sem cuidados básicos, como higiene, saúde e medicação.

Outro tipo de agressão é o abandono. Quando os responsáveis e familiares, além dos órgãos institucionais e governamentais, se ausentam e não prestam assistência necessária.

Outro tipo de violência é a agressão física. Os idosos são forçados a fazerem o que não querem, e são provocados a sentirem dor, são feridos ou são levados até a morte. Há também agressões sexuais, por meio de relação sexual e até práticas eróticas de aliciamento.

Há outros tipos de situações que podem ser enquadradas como violência contra idosos. Qualquer observação neste sentido deve ser denunciada, pelo número "Disque 100".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »