MENU

21/05/2023 às 22h41min - Atualizada em 21/05/2023 às 22h41min

E NÃO SERÁ PARA PIOR

Dartagnan Zanela *
   
Tudo é uma questão de perspectiva e perspicácia. Não importa a idade que tenhamos, não interessa muito se nosso quinhão é avantajado ou não.
 
O que realmente interessa, em nossa porca vida, para ela não ser vivida porcamente, é que sejamos audazes o suficiente para procurarmos ver as inúmeras possibilidades que se desenham a dois palmos adiante das nossas ventas.
 
Para não cairmos nas arapucas armadas pela nossa falta de noção, há um exercício que pode ser de alguma valia, se o praticarmos no silente saguão da nossa alma.
 
É assim: procuremos lembrar de algumas passagens da nossa vida onde, aquilo que nós mais almejávamos, acabou dando zica. Ao lembrarmos dessas coisinhas, que não gostamos de lembrar, perguntemo-nos o que poderíamos ter feito de diferente para que nossos objetivos fossem atingidos; perguntemos que outros objetivos poderíamos ter almejado.
 
Ao levantarmos essas perguntas, simples e diretas, constataremos que, infelizmente, nunca paramos para pensar nisso; nunca paramos para pensar nas vidas que poderiam ter sido vividas por nós, mas não o foram.
 
E assim, terminamos por agrilhoar nosso olhar num punhado de mesquinhas possibilidades frustradas, que acabam limitando severamente nossa imaginação.
 
Detalhe: tudo aquilo que não está presente em nossa imaginação, não fecunda nossa compreensão, nem nem amplia a nossa esfera de ação.
 
E a mesquinha frustração dói, dói pacas e, por isso mesmo, acabamos preferindo depositar a culpa em alguém, ou em algo, terceirizando nossa responsabilidade e, com ela, selamos tudo o que poderíamos ter sido.
 
Agora, se nos dispomos a realizar essa análise imaginativa do cenário da nossa vida, com abnegada frequência, com certeza nós iremos mudar o rumo do nosso troteado, e não será para pior, porque, no fundo, tudo, tudinho, sempre foi e sempre será uma questão de perspectiva e perspicácia.

_____________________________________________________________________
Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela • https://sites.google.com/view/zanela

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »