MENU

08/04/2024 às 20h24min - Atualizada em 08/04/2024 às 20h24min

Ensinamentos a Enoc

Mario Eugenio*
O Gênesis -do verbo criar e nascer em Grego- é o primeiro livro da Bíblia e que poderia ter sido nomeado Pôiesis -do verbo fazer em Grego e que foi aportuguesado como Poesia-, pois é esse o verbo o usado para a feitura do Homem (façamos) e não o criar. E faria mais sentido, já que em Hebraico, o Gênesis é um grande poema. Porém este tema já fora utilizado por Platão e Aristóteles. Então, fica Gênesis mesmo.
 
Após a expulsão de Adão e Eva do Éden, vemos que Deus volta a caminhar com um ser humano quando nasce Enoc, o citado na versão Sacerdotal do quinto capítulo (Gn 5) e não o da versão Javista, do quarto capítulo (Gn 4, outra fonte do Gênesis é a Eloísta, somente o Gn 14 é estranho a estas fontes): Enoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou (Gn 5,24). Teve este privilégio também Elias, por isso ele não pode ter reencarnado em João Batista, já que não morreu.
 
Enoc também viveu menos que os demais homens dessa época, vide que seu filho Matusalém foi o que mais viveu, 969 anos (o tempo de vida ficou cada vez menor em função do pecado), Enoc viveu um número com significância, 365 anos, o mesmo número de dias do calendário solar.
 
O que narro a seguir, não sei se visão ou ficção, explicaria como algumas histórias chegaram ao Gênesis. Em uma noite límpida, Enoc olha para o céu e pergunta a Deus: - o que são essas estrelas? Ao que Deus responde: - cada uma é como o sol, que estão tão longe que parecem pontos.
 
- Uau! Senhor quantas estrelas há, mil? Como mil era o maior número que Enoc conhecia, Deus disse: mil vezes mil vezes mil vezes cem! – Meu Senhor e isso é o universo? - Não, Enoc, tudo isso aqui é uma "nuvem de estrelas" e há o mesmo número de nuvens de estrelas! - Cem mi-mi-mi... E em quanto tempo fez isso? Deus assume o novo entendimento matemático de Enoc: - No início, nada havia, então eu criei a luz, o tempo e a matéria, depois fiz as primeiras estrelas. Nelas, fiz os elementos que se encontram na terra. Depois de 9 mimimi, iniciei a criação deste sol e desta terra, da lua, e as outras estrelas que não são fixas. Mais um mimimi e havia água, mar e vida aí. Depois, coloquei na terra plantas, animais terrestres e voadores. Finalmente, fizemos o homem! Então, o homem pecou e foi expulso do Éden. Estes tiveram filhos até que nascesse você.
 
Enoc meditou na história e resolveu contá-la ao seu filho Matusalém, que resolveu chamar o mimimi dias da história como dia de Deus, quando contou a seu filho Lamec. Este fez algumas adaptações para que seu filho Noé entendesse. E assim por diante, até que diversos povos a puseram por escrito, como a que recebemos.
 
Na verdade, nos chegou duas versões de difícil reunião, assim, o escriba que resolveu colocar a versão Sacerdotal (Gn 1) e a versão Javista (Gn 2), tanto naquela como nesta, homem está como coletivo, bem como Adamah, que vem do solo.
 
Creio que isso explica porque a Encíclica Humani Generis (1950, Pio XII) afirma que o Gênesis seja um livro histórico, mas que não pode ser levado com o rigor de um livro acadêmico.
_________________________________________________________________________________________
 *Mario Eugenio Saturno  (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »