MENU

18/04/2023 às 18h21min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h00min

Dia dos Povos Indígenas: cinco livros que contam um pouco mais sobre esta cultura

Verisoft separou uma seleção de livros que reforçam a importância do povo indígena no Brasil

Natalia Santana
Verisoft/SALA DA NOTÍCIA

O dia 19 de Abril é marcado pelo Dia dos Povos Indígenas. A data foi escolhida para deixar registrado o primeiro Congresso Indigenista Interamericano que ocorreu em 1940. A reunião teve o objetivo de discutir as causas indígenas na intenção de entender mais sobre este povo, seus hábitos e a cultura que foi cultivada, com um interesse etnológico.

Celebrar os povos indígenas é uma maneira de reforçar a presença desta cultura na sociedade brasileira, relembrando que as raízes deste país se iniciaram com os índios, que descobriram a riqueza e diversidade presente no Brasil. Um momento também para refletir a exploração que este povo viveu durante toda a colonização e, até mesmo, na atualidade, quando comunidades são invadidas e desrespeitadas na intenção de lucrar com estes recursos. 

Sendo assim, a Verisoft, por meio da plataforma digital Livroh, trouxe uma seleção de livros que relatam sobre a cultura indigena e sua importância no meio social.

A plataforma oferece um extenso catálogo de livros e audiolivros, que podem ser acessados por meio do celular ou tablet (Android e IOS) e também pelo computador. São mais de 45 mil exemplares e incluem, também, 600 e-Books gratuitos em seu acervo.
 

1 - Os Povos Indígenas no Brasil 

O povo indígena habita o Brasil desde 1500, vivendo em suas aldeias, porém, desde essa época sofrem com as modificações causadas pela sociedade. Este livro traz os costumes e crenças destes povos. Disponíveis na plataforma AYA Books e no Livroh. 

2 - O movimento indigena e a luta por emancipação

O povo indígena apresenta sua própria articulação política, que luta pelos direitos e pelo respeito por sua comunidade. Toda esta luta é assegurada pela Constituição Federal de 1988, como espaços institucionais de discussão política. O objetivo central é sempre dar voz e visibilidade ao povo indígena. Nesta obra podemos refletir e analisar de maneira histórica sobre esta liderança indigena, suas bases e os direitos. É um estudo sobre o tema que está disponível na plataforma Livroh.

3 - A Amazônia e os Povos Indígenas: Conflitos Socioambientais e culturais  

 

Com os diversos estudos realizados, os problemas sofridos pelos povos indígenas vêm se tornando cada vez mais públicos, levando a uma maior pressão sobre os governos para encontrar os responsáveis por esta proteção. Porém, são causas, muitas vezes, descartadas do mundo político, desde a época da colonização tornando-se um desafio para as áreas sociais.

4 - A Vitoriosa Sobrevivência dos Indígenas na Amazônia   

 

Disponíveis na plataforma Livroh, a obra é direcionada especialmente para alunos e professores, que levam o debate sobre a vida indigena para a sala de aula. O livro traz temas como preconceito, organização da sociedade indígena e a diversidade deste povo.

5 - Contos Indígenas Brasileiro  

Disponível na plataforma Livroh, a obra foi publicada em 2004, com oito contos com a intenção de retratar a história dos povos indígenas que caminharam entre o norte e o sul do país, apresentando uma grande herança cultural do Brasil.


Sobre a Verisoft

Há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, a Verisoft nasceu em Campinas, interior de SP, e contribuiu para o desenvolvimento e aplicação de diversas tecnologias inovadoras nos últimos anos, preocupando-se sempre com a promoção do acesso ao mundo digital de forma democrática.

Especialistas na criação e no desenvolvimento de produtos mobile, a empresa atua também na digitalização do setor editorial e educacional do Brasil, oferecendo uma gama completa de conteúdo: Cursos, Livros, Audiolivros, Revistas e Jornais digitais.

Confira mais conteúdos por meio das redes sociais:

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »