MENU

11/04/2023 às 15h46min - Atualizada em 12/04/2023 às 00h00min

NetApp propõe o minimalismo de dados para reduzir as emissões de carbono nas empresas

Por Marcos Gaspar, District Manager da NetApp Brasil

SALA DA NOTÍCIA NetApp
https://www.netapp.com/
Divulgação
Até 2025, estima-se que a "esfera de dados" global atingirá a cifra de 180 zettabytes (Statista). E se continuar crescendo no ritmo atual, até 2030, provavelmente ultrapassaremos um yottabyte (um trilhão de megabytes) de dados criados em um único ano.

O mais impactante, no entanto, é que mais de 68% dos dados que armazenamos nos data centers nunca mais voltarão a ser usados após terem sido criados.
Para que as empresas maximizem suas chances de sucesso na nova economia, elas devem desenvolver e adotar uma presença digital e cultivar outros ativos com a sustentabilidade no centro de tudo.

Diante disso, é mais importante do que nunca reduzir os dados que as empresas armazenam para que as organizações reduzam significativamente suas emissões de carbono.

A NetApp propõe uma estratégia de armazenamento na qual o minimalismo de dados seja o elemento central. Ao reduzir os dados que uma empresa possui, os diretores poderão reduzir custos e dar um passo mais perto de atingir as metas de governança ambiental e social.

À medida que os dados se tornam essenciais para simplificar os processos de negócios, as empresas precisam encontrar maneiras de criar ambientes propícios para explorar todo o seu potencial.

As empresas podem se concentrar nas três áreas de sua estratégia de dados a seguir para minimizar o armazenamento e o uso geral de energia:

• Em primeiro lugar, as empresas precisam saber quantos dados possuem e onde estão localizados. Saber onde seus dados estão hospedados e poder visualizá-los com clareza é essencial, seja on-premise ou em ambientes de nuvem e nuvem híbrida. As empresas precisam usar um software de gestão de dados eficaz que funcione em todos os seus silos de dados e mostre até que ponto eles podem ser reduzidos. Após essa ação, as empresas geralmente excluem manualmente os dados que estão claramente corrompidos, inativos ou duplicados.

• Em segundo lugar, e uma vez alcançada a visibilidade, as empresas podem começar a classificar os dados em “necessários”, como os que serão exigidos em processos legais e o que deve ser excluído. É essencial entender em detalhe o que é preciso e o que não é para atender aos requisitos legais de governança e sustentabilidade. Os bancos, por exemplo, usam procedimentos rígidos de categorização para priorizar quais silos de dados precisam de proteção adicional de segurança cibernética.

• Por fim, entrar em contato com um consultor confiável nessa fase pode ser útil para fornecer suporte adicional. Por exemplo, existem maneiras de ser mais eficiente onde os dados são armazenados? Alguns locais de armazenamento podem ser consolidados para economizar custos? Uma organização poderia mover mais dados para a nuvem pública e trabalhar com um provedor de hiperescala para melhorar o impacto ambiental do armazenamento e gerenciamento de seus dados?

O uso dessa estratégia pode garantir que apenas os dados necessários sejam armazenados, cortando custos excessivos e reduzindo as emissões de carbono para atender às metas de sustentabilidade.

A NetApp destaca que o minimalismo de dados pode soar contraintuitivo, especialmente em um momento em que o valor dos dados está disparando. No entanto, a implementação do minimalismo de dados pode reduzir a carga de trabalho do negócio, ao mesmo tempo em que garante que os dados sejam limpos, de maior qualidade e bem gerenciados, para reduzir os riscos de segurança e privacidade, bem como o uso desnecessário de energia que causa um aumento nas emissões de CO2 .

No geral, o minimalismo de dados é uma das maneiras mais econômicas de reduzir as emissões e pegada de carbono.

Com a atual incerteza econômica, agora é o momento ideal para examinar nossos negócios e remover dados desnecessários para que possamos trabalhar mais, de maneira mais inteligente e ecológica para o futuro.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »