MENU

13/03/2023 às 11h06min - Atualizada em 20/03/2023 às 00h01min

Fundação ITESP dá o primeiro passo para implantação do projeto "Pontal Orgânico"

Acordo prevê uma parceria entre a empresa Raiar Orgânicos e a ITESP. No próximo dia 31, o diretor executivo da instituição governamental, Guilherme Piai, recebe os técnicos da Raiar para novas tratativas a respeito dessa iniciativa

SALA DA NOTÍCIA Luciana Canuto de Faria
Divulgação

O diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai, recebeu na última sexta-feira, 10, na sede regional da instituição em Presidente Prudente, os dirigentes da Raiar Orgânicos, empresa que produz e comercializa ovos orgânicos, com sede na cidade de Avaré. O objetivo da agenda foi tratar sobre uma possível parceria para a produção de milho orgânico nos assentamentos da região. 

A ideia é que a Avaré possa oferecer assistência e encaminhamentos para certificação orgânica da área de produção aos agricultores que tiverem interesse em plantar a partir de 1 hectare de milho e/ou soja orgânicos. Toda a produção desse insumo orgânico será comprada pela Avaré  para utilização na produção de ração para as aves da empresa. 

Além disso, as matérias primas serão comercializadas com um valor 30% mais caro do que o insumo comum, após um período de conversão de 12 meses para a conversão do grão em insumo certificado organicamente. Pelo acordo que está sendo desenhado, a Avaré também ficará responsável por oferecer a logística de transporte dos grãos. 

Inicialmente a proposta prevê uma recuperação do solo degradado com práticas de adubação verde, fosfatagem, uso de condicionador de solo com rochagem. Só após ser detectada a efetiva melhoria da fertilidade e estrutura deste solo, será executado o plantio de milho para produção dos grãos próprios para serem comercializados para a produção de ração orgânica, obtendo assim, valor agregado ao produto e maximização da área produtiva. 

Uma nova reunião foi agendada para o dia 31 de março para novas tratativas para a efetivação da implantação do projeto. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »